ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Depois de 22 dias de seca, chuva vem acompanhada de vento forte

Chuva ocorreu principalmente em bairros da região sul e no centro de Dourados; Embrapa registrou precipitação de 4,3 mm

Helio de Freitas, de Dourados | 07/08/2019 15:49
Chuva fraca nesta tarde amenizou efeito da estiagem de 22 dias em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva fraca nesta tarde amenizou efeito da estiagem de 22 dias em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Depois de 22 dias de estiagem, voltou a chover nesta quarta-feira (7) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A chuva surpreendeu, já que havia menos de 10% de chance de chover, segundo a previsão para hoje.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva foi de 4,3 milímetros por volta de 15h20. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado. A chuva ajuda a melhorar a umidade relativa do ar na região de Dourados. Ontem chegou a 31% às 13h e hoje foi de 37% às 14h20.

Antes de começar a chover, a Embrapa registrou vento de 36 quilômetros por hora às 14h58, considerado forte na Escala de Beaufort. Alertas ventos fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h.

A temperatura despencou quase 10 graus. Depois do frio intenso no fim de semana, com formação de geada na madrugada de domingo e mínima de 2 graus, os termômetros da estação da Embrapa marcara máxima de 30,8 graus às 14h de hoje. Às 15h30, estava em 21ºC.

O volume de chuva normalmente registrado em agosto é de 48 milímetros em Dourados. No mês passado, a chuva foi de 46 mm, bem próxima da média histórica do mês, de 47 mm.

Segundo a Embrapa, houve apenas três dias chuvosos e a maior chuva foi 25 mm, em 3 de julho. O total de chuvas foi pequeno em toda região sul de Mato Grosso do Sul.

Julho e agosto são os meses do ano com menor volume de chuvas nessa região. Os registros das estações meteorológicas da Embrapa em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que todas as cidades da região tiveram chuva inferior a 70 mm no mês passado.

Nos siga no Google Notícias