A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

07/06/2017 13:48

Deputados rejeitam, mas pesca do dourado deve ser proibida em Corumbá

Vereadores do município votaram pela proibição por 10 anos

Priscilla Peres
Dourado é considerado peixe esportivo e tem preferência dos pescadores. (Foto: Divulgação)Dourado é considerado peixe esportivo e tem preferência dos pescadores. (Foto: Divulgação)

Enquanto os deputados rejeitaram o projeto e deixaram pesca do dourado livre pelos rios de MS, vereadores de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, votaram pela proibição da pesca e trânsito do peixe na cidade, por dez anos.

O vereador Rufo Vinagre (PR), presidente da comissão municipal de meio ambiente, explica que no município a medida é de extrema importância para a manutenção da espécie, ameaçada de extinção. "O problema é que o dourado é um peixe esportivo, o que o turista mais gosta de pescar", afirma.

O projeto aprovado na Câmara segue para sanção do prefeito Ruiter Cunha (PSDB) e, se aprovada, será a segunda vez que a lei vigora na cidade. Entre 2012 e 2016 a pesca da espécie esteve proibida, tendo a vigência terminado em janeiro desse ano.

Em cinco meses da lei suspensa, o vereador Rufo afirma que cresceu muito o número de pescadores que capturaram o dourado na região. Dessa vez, a Câmara aprovou dois projetos, o que proibe a pesca da espécie no rio Paraguai, dentro do município e outra que impede o transporte do peixe.

Além disso, a captura, transporte, armazenamento, guarda e manejo de exemplares das espécies, somente será permitida para fins científicos, mediante autorização da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. Já a pesca só pode ser feita para subsistência e por moradores ribeirinhos.

"Você pode pescar e comer o peixe, mas não pode transportá-lo. Isso para impedir que a espécia seja comercializada, visto que o consumo dentro de Corumbá é baixo", explica o vereador Rufo.
Ambos os projetos poderão ser revistos após cinco anos, inclusive o tempo de proibição, mediante a estudos técnicos e científicos que possibilitem avaliar um aumento dos estoques pesqueiros no município.



O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam..., porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra.
 
MARILIS MEIRELES em 07/06/2017 21:53:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions