ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Dia do Cooperativismo é comemorado neste sábado, voltado à sustentabilidade

Alan Diógenes | 04/07/2014 21:40

O 92º Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado neste sábado (5). A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) escolheu o tema “Cooperativas conquistam o desenvolvimento sustentável para todos” para celebrar a data, promover a reflexão e demonstrar como as cooperativas são o modelo adequado para desenvolver e construir a sustentabilidade no século XXI.

De acordo com dados da ACI, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão ligadas ao cooperativismo, direta ou indiretamente, e 100 milhões de empregos são gerados pelas cooperativas e seus processos. As cooperativas estão se consolidado como agentes para o desenvolvimento das comunidades e para um universo cada vez maior de indivíduos.

Fundamentado em princípios como adesão voluntária e livre, gestão democrática, intercooperação e autonomia para a prosperidade conjunta, o cooperativismo é adotado em diversas atividades econômicas – ligadas principalmente a relações de consumo, produção ou de prestação de serviços –, nos segmentos crédito, saúde, educação, habitacional, entre outros. Segundo dados de 2013 da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), são 6.603 cooperativas, com mais de 11 milhões de associados e 321 mil empregos diretos. Em todo o País, cerca de 44 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista.

O modelo de organização das cooperativas está alinhado aos pressupostos de crescimento sustentado, no qual a organização das pessoas é a base do seu desenvolvimento. Dessa maneira, as cooperativas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, promovem crescimento de sua atividade, a educação e o fortalecimento de cada região em que estão presentes. Nas cooperativas, além da redução de custos, os associados ganham poder de barganha pela força do grupo que faz com que o produto ou trabalho consiga se inserir de forma competitiva no mercado.

Nos siga no Google Notícias