ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Dilma deve editar vetos ao Código Florestal por MP, diz bancada de MS

Fabiano Arruda | 24/05/2012 17:54
Protesto contra veto ao Código se espalharam pelo País. (Foto: Agência Brasil)
Protesto contra veto ao Código se espalharam pelo País. (Foto: Agência Brasil)

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve vetar, até amanhã, parcialmente, o novo Código Florestal. Os vetos devem ser editados por medidas provisórias ou decretos a serem publicados no Diário Oficial da União.

É o que acreditam parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul, que comentaram nesta quinta-feira a expectativa durante a semana em Brasília (DF) sobre o posicionamento da presidente frente ao Código.

Segundo o senador Waldemir Moka (PMDB), os vetos serão pontuais e vão atingir especificamente o dispositivo que regulamenta a conversação de matas ciliares ou APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Com o veto, a presidente vai disciplinar a questão por meio de MP, afirma o senador. “Para rios pequenos a exigência deve ser de conservação das matas ciliares a partir de 15 metros e rios grandes devem ter legislação para preservar metade do curso. Por exemplo, de 100 metros, a preservação é de 50 metros”, explica.

A medida, que vai escalonar a preservação das matas ciliares de acordo com cada propriedade, vai beneficiar os pequenos produtores, diz o peemedebista.

O deputado Fábio Trad (PMDB) também afirma que a expectativa no Congresso Nacional é que o texto seja vetado parcialmente, no entanto, nada que infrinja de forma mais prejudicial a disposição da matéria que passou pelo Senado.

“Se vetar até o que passou pelo Senado será razoável”, pontuou.

Já o deputado federal, Antônio Carlos Biffi (PT) defendeu que o veto presidencial deveria ser total.

“Ao vetar ela abre possibilidade de negociação como o caso da anistia a desmatadores, preservação de encostas de morros e margens dos rios”, explicou, opinando que a regulação das restrições pela presidente seja por decreto.

Ele destacou que Dilma deve manifestar aversão a alguns pontos do Código, motivada pela campanha “Veta Dilma”. “Reforça o sentimento de que o texto não pode ser tão flexível”, completou.

Segundo informações da Folha Online, o Governo Federal recebeu hoje petição com 1,9 milhão de assinaturas pedindo que a presidente vete o texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

Polêmica - As discussões sobre a nova legislação que vai disciplinar o meio ambiente no Brasil se arrasta desde o ano passado e separou de vez produtores rurais e ambientalistas.

Os principais pontos do debate sobre a anistia a produtores que desmataram áreas anteriores a 2008 e as regras de conservação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) seguem motivando discursos otimistas e radicais de ambos os lados.

Conforme informações da Agência Brasil, desde a semana passada a presidente tem tido constantes reuniões com ministros de pastas envolvidas nas discussões sobre o Código Florestal para avaliar o documento ponto a ponto.

O texto do Código Florestal chegou à Casa Civil no último dia 7. A matéria aprovada pelos deputados desagradou a ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar.

Durante a tramitação no Senado, ainda conforme informações da agência, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.

Nos siga no Google Notícias