ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Documentarista denuncia morte a tiro de sucuri famosa em Bonito

Com 6,5 m de comprimento, Anajulia já foi vista em documentários e viralizou nas redes sociais

Por Clara Farias | 25/03/2024 09:05
Sucuri, de 6,5 metros, foi encontrada morta no Rio Formoso (Foto: Reprodução)
Sucuri, de 6,5 metros, foi encontrada morta no Rio Formoso (Foto: Reprodução)

A sucuri batizada de "Anajulia" foi encontrada morta a tiro neste fim de semana. Ela estava boiando no Rio Formoso, em Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande. O animal tinha 6,5 metros de comprimento e era famoso na região. Anajulia foi mostrada em vários documentários e ficou conhecida internacionalmente.

O documentarista Cristian Dimitrius recebeu a notícia por guias que fazem passeio de bote. Eles teriam encontrado ela boiando próximo à Cachoeira do Postal neste domingo (24). Eles retiraram ela da água, enviaram fotos e o documentarista postou nas redes sociais. A sucuri teria sido morta a tiro.

Cristian conta sobre sua relação com a sucuri que conheceu há dez anos, pelas redes sociais. Segundo ele, o encontro com Anajulia acontecia anualmente. "Chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento". As imagens da sucuri acasalando em Bonito até viralizaram nas redes.

Segundo o documentarista, Anajulia também é conhecida como Vovôzona. "A gente identifica ela pelas marcas que elas têm embaixo da boca e atrás do olho que são quase uma impressão digital", explicou ele. Foi por essas características que Anajulia pode ser identificada.

"Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial ao qual passei muitos momentos especiais juntos", comentou Cristian. Na publicação, ativistas e documentaristas cobram por investigação sobre a morte da sucuri.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que não foi acionada para atender o caso durante o final de semana e está tentando descobrir o local exato em que a sucuri foi encontrada.

Cristian Dimitrius com Anajulia, enquanto gravava imagens para a BBC (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Cristian Dimitrius com Anajulia, enquanto gravava imagens para a BBC (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias