ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Embrapa descobre nova espécie de tuvira, peixe 'isca' dos ribeirinhos

Pesquisa indica que legislação estadual está desatualizada

Izabela Sanchez | 16/09/2017 08:03
As três espécies de Tuvira utilizadas pelos ribeirinhos do pantanal
As três espécies de Tuvira utilizadas pelos ribeirinhos do pantanal

O uso de algumas espécies de peixes do pantanal como iscas vivas, pelos ribeirinhos, não corresponde mais ao que disciplina a legislação estadual. É o que aponta uma pesquisa da Embrapa Pantanal, que afirma, ainda, que a legislação ambiental de Mato Grosso do Sul pode estar desatualizada. A pesquisa foi publicada na revista Zebrafish, dos Estados Unidos. A Embrapa descobriu que são comercializadas três espécies diferentes de Tuvira na região para serem utilizadas como isca.

A legislação de Mato Grosso do Sul, resolução n. 3 de 28/02/2011 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no entanto, fala de somente duas espécies: Gymnotus paraguaensis e a Gymnotus inaequilabiatus, as únicas permitidas para utilização. As espécies como as Tuviras correspondem a mais de 50% das iscas comercializadas, segundo a assessoria da Embrapa.

Genética

O estudo tem parceria com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), e diferente do que regulamenta a lei, os pesquisadores identificaram que os ribeirinhos utilizam três espécies diferentes: Gymnotus paranguaensis (prevista na legislação), a Gymnotus pantanal e a Gymnotus sylvius.

"Em três anos de coleta da pesquisa em comunidades ribeirinhas, a Gymnotus inaequilabiatus não apareceu nos estoques separados para venda pelos pescadores profissionais, o que não significa que ela não ocorra no Pantanal", explica a assessoria de imprensa da Embrapa.

Pesquisadora, Débora Karla Silvestre Marques relata que o grupo de pesquisa acreditou, inicialmente, que haviam 7 espécies diferentes, em razão das cores apresentadas pelos peixes.

“Não há apenas as duas descritas na legislação nem as sete que eles imaginavam. O estudo comprova que há três espécies sendo comercializadas”, declarou.

Segundo a Embrapa, o artigo publicado explica a diferença genética de cada uma das três espécies identificadas. "A avaliação do cariótipo indica que cada uma delas tem diferentes tipos de cromossomos, tanto em quantidade como em tamanho e estrutura de diferenciação sexual. A variabilidade genética está sendo estudada pelo mestrado da UFMT", comenta.

“A ferramenta transcende a análise genética. Além da informação sobre a qualidade genética daquela espécie, poderemos inferir sobre a sustentabilidade da atividade econômica ao longo do rio Paraguai, dentro do Mato Grosso do Sul", comentou a pesquisadora.

Mapeamento

As informações da pesquisa serão sintetizadas em um mapeamento da produção de iscas nas comunidades envolvidas, que pretende mostrar aos ribeirinhos as espécies e as diferenças entre elas.

Conforme a Embrapa, a espécie Gymnotus sylvius, encontrada na pesquisa, nunca tinha sido registrada no Pantanal. Uma das hipóteses levantadas, aponta a pesquisadora, é que a espécie tenha sido introduzida através de estoques de iscas vivas compradas em outros estados e trazidos à região para pesca.

"A Gymnotus paraguaensis apareceu em maior quantidade. Assim, já se sabe que não se trata de uma exploração homogênea, o que deve requerer políticas públicas igualmente adaptadas à ocorrência de cada espécie", explica a Embrapa.

As tuviras são peixes elétricos, mas as descargas que produzem não tem grande intensidade e não são percebidas pelos seres humanos. "Esses animais têm capacidade de gerar e receptar pulsos elétricos com frequências diferentes, porém específicas, uma vez que as frequências dos pulsos elétricos são diferentes para cada espécie", afirma a Embrapa.

A Embrapa explica que os pequenos choques, na verdade, são emitidos todo tempo para orientação especial das tuviras, em especial para caça e reconhecimento de parceiros na hora da reprodução, o que evita o surgimento de híbridos e de acasalamentos não aproveitáveis.

Nos siga no Google Notícias