ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 36º

Meio Ambiente

Peão atacado por onça-pintada no Pantanal está fora de perigo

Ataque ocorreu neste sábado (4), enquanto a vítima passava próximo a uma carcaça de animal morto pelo felino

Por Clara Farias | 05/10/2025 14:34
Peão atacado por onça-pintada no Pantanal está fora de perigo
Flávio Ricardo do Espírito Santo sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação)

O peão Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, que foi atacado por uma onça-pintada no Pantanal, está na Santa Casa de Campo Grande e está fora de perigo. A informação é da família do peão, que pede para que as autoridades olhem para o Pantanal, com medo de que a onça volte a atacar.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um peão foi atacado por uma onça no Pantanal do Paiaguás, a 200 quilômetros de Corumbá, no último sábado. Flávio Ricardo do Espírito Santo sofreu cortes profundos na cabeça e perna esquerda, sendo transportado pelo Exército até a Santa Casa de Campo Grande. A sogra da vítima, Luzia Pires da Silva, moradora da região, pede atenção das autoridades para o problema das onças no local. Segundo ela, os animais têm atacado criações e representam risco para os moradores. O peão segue internado e estável na capital.

O caso aconteceu no Pantanal do Paiaguás, a mais de 200 quilômetros da região urbana de Corumbá. Flávio precisou ser transportado para Campo Grande, no helicóptero do Exército, com apoio do Corpo de Bombeiros. Ao Campo Grande News, Flávio destacou que está bem. "Graças a Deus estou bem. Estou na Santa Casa ainda" contou.

Em um áudio que circula em um grupo de mensagens, a sogra de Flávio, Luzia Pires da Silva, residente no Bracinho, uma das colônias do Taquari, solicita apoio. "Hoje pode sido a minha família, mas amanhã pode ser a família de outras pessoas", diz ela. Em outro trecho do áudio, ela pede para que as autoridades tomem uma atitude em respeito à onça que atacou Flávio.

"Ela come, mata criação. A gente não tem mais criação para se alimentar e ela vai comer nós, comer as crianças. Vamos fazer alguma ação na Câmara, cobrar da autoridade, para nos ajudar", diz dona Luzia.

A PMA (Polícia Militar Ambiental), informou, em nota, que não foi acionada para atender o caso e não tem informações sobre a situação da onça.

Caso - Flávio Ricardo estava retornando à sede da fazenda por volta das 17h, acompanhado de outro peão, os dois a cavalo. Quando os dois passaram perto de uma carcaça de animal, a onça-pintada atacou o rapaz.

O Corpo de Bombeiros atuou nos primeiros socorros da vítima ainda na noite de ontem. Conforme a corporação, o local onde o rapaz foi atacado fica a 45 quilômetros da Base Avançada de Lourdes, onde há uma guarnição de bombeiros militares que atuam no combate a incêndios florestais.

Deste modo, os militares se deslocaram até a fazenda e deram o primeiro apoio na ocorrência. O homem apresentava cortes profundos na região da cabeça e da perna esquerda e, apesar disso, estava com os sinais vitais estáveis. O Exército fez o transporte do peão, com apoio de um médico e de um enfermeiro do Corpo de Bombeiros. A vítima chegou à Capital por volta da meia-noite, onde segue internada.

Segundo a esposa da vítima, Flávio está bem, mas está sozinho em Campo Grande. Ela continua no Pantanal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.