ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fenômeno 'El Niño' traz nova onda de calor e muita chuva em dezembro

Segundo o Inmet, cenário poderá contribuir para elevação dos níveis de água no solo

Por Gustavo Bonotto | 22/11/2023 23:52
Chuva na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, região do Bairro Aero Rancho (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
Chuva na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, região do Bairro Aero Rancho (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

O fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e provoca instabilidades climáticas, deve se estender até a primeira quinzena de dezembro, informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em boletim de monitoramento divulgado nesta quarta-feira (22).

Além de provocar o "calorão", há indicação de condições mais úmidas do que o normal, com chuvas acima da média em sete estados: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e em parte do Pará.

Este cenário poderá contribuir para elevação dos níveis de água no solo, com valores superiores a 90%, gerando inclusive excedente hídrico nas regiões mais chuvosas. Nas outras, porém, a tendência é justamente o inverso.

"Os níveis de água no solo continuarão baixos, devido à previsão de redução das chuvas na região Nordeste e em parte norte da região Norte, o que poderá impactar negativamente os níveis de armazenamento de água no solo, agravando o déficit hídrico. Em áreas de Mato Grosso, norte de Minas Gerais e sudoeste de São Paulo, a irregularidade espacial das chuvas ainda manterá o armazenamento hídrico em níveis mais baixos", destaca o boletim.

Nas demais regiões, a previsão do instituto indica predomínio de condições mais secas do que o normal, com umidade relativa do ar entre 20 e 25%.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias