ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Fiscalizações do Imasul em barragens de MS só ocorrem depois de tragédias

Força-tarefa irá vistoriar barragens em Corumbá, consequência do rompimento em Brumadinho (MG); antes, a última vistoria foi realizada em 2015, após acidente em Mariana

Silvia Frias e Aline dos Santos | 28/01/2019 19:11
Militares israelenses em trabalho de resgate em Brumadinho, local de mais uma tragédia de rompimento de barragem (Foto: Israel Defense Forces/Agência Brasil)
Militares israelenses em trabalho de resgate em Brumadinho, local de mais uma tragédia de rompimento de barragem (Foto: Israel Defense Forces/Agência Brasil)

Somente as tragédias de Mariana e Brumadinho, cidades mineiras atingidas pelo rompimento de barragens de minério, motivaram o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a fiscalizar as instalações das empresas de mineração em Mato Grosso do Sul. No intervalo entre os rompimentos, nenhuma vistoria foi realizada pelo órgão estadual.

A segunda força-tarefa criada irá iniciar as vistorias a partir de quarta-feira, nas barragens de minério de ferro em Corumbá, pertencentes à Vetorial Mineração S.A, que comprou os ativos da MMX, e da Mineração Corumbaense Reunida S.A, subsidiária da Vale.

Antes, o Imasul só havia comandado fiscalização em 2015, depois do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em novembro daquele ano, quando a enxurrada de lama tóxica dizimou o município de Bento Gonçalves e deixou 19 mortos, além de devastar a bacia hidrográfica do Rio Doce. Naquele período, nenhuma irregularidade foi encontrada nas barragens de Mato Grosso do Sul.

Agora, a dinâmica se repete, com pouca probabilidade de surtir efeito, já que a responsabilidade de autorização e fiscalização cabe ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos) e ANM (Agência Nacional de Mineração). Mesmo que algum problema seja encontrado, é preciso determinar qual órgão seria responsável por aplicar a penalidade, sendo muito mais provável que aos órgãos federais.

“O Ibama não é obrigado a informar o Imasul do resultado dos relatórios”, disse o diretor-presidente do órgão, Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira. A própria fiscalização do instituto federal permite que as empresas, no caso de Mato Grosso do Sul, a Vale e a MMX, façam inspeções regulares e repassem os resultados à ANM a cada quinze dias. “A manutenção é por parte do empreendedor, é impossível que o olhar dos órgãos de fiscalização esteja presentes, a todo o momento, às atividades geradoras de impacto ambiental”, avaliou.

Eboli garante que o Estado pode adotar medidas mais efetivas do que permite a legislação federal, mas, por enquanto, não seria o caso em MS. Conforme cadastro da ANA (Agência Nacional de Águas), responsável pela listagem das barragens em todo o Brasil, há 21 localizadas somente em Corumbá. Destas, 12 são consideradas de baixo dano de risco, seis no nível médio e apenas três em alto risco, estas, da Mineração Corumbaense Reunida S.A, subsidiária da Vale. As outras pertencem à Vetorial Mineração S.A, que comprou os ativos da MMX.

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho provocou a morte de 60 pessoas, destas, 22 já identificadas e ainda há 292 desaparecidos. Outras 192 foram resgatadas, 382 localizados após a tragédia.

Nos siga no Google Notícias