ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Julgamento de ação de pescadores contra governo do Estado é suspenso pelo TJ

Liana Feitosa | 22/10/2014 19:39

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julgaria hoje (22) a exigência de licença de pesca emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no entanto, com a derrubada da Lei n° 3.886/20103 - a chamada lei da pesca, questões relacionadas à licença para a prática no Estado sofrem interferência. "Por isso, o assunto foi retirado de pauta por causa de perda de objeto", explicou a assessoria de imprensa do TJ.

Desta forma, a sessão acabou suspensa para que as questões relacionadas à lei da pesca sejam definidas primeiramente. A sessão abordaria o questionamento de pescadores profissionais de Anastácio, município a 135 km de Campo Grande, acerca da validade da guia de autorização de pesca emitida pelo Imasul.

Segundo eles, a carteira federal de pescador profissional, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), não está sendo reconhecida pelas autoridades estaduais, que exigem a apresentação da carteira estadual de pesca emitida pelo Imasul.

Lei da Pesca - Como a questão da licença no Estado sofre interferências da lei da pesca, é preciso aguardar por desdobramentos e possível abertura de recurso acerca do assunto.

De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul, várias emendas apresentadas no projeto de lei foram retiradas, no entanto, a lei foi aprovada na integralidade. Além disso, para o órgão, a lei estabelece padrões prejudiciais à preservação de recursos pesqueiros e ofensivos aos princípios do direito ambiental.

Nos siga no Google Notícias