ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Marcado para morrer, Lago do Amor repete sina de lagos do Sóter e Rádio

No Lago do Amor, se encontram as águas dos córregos Cabaça e Bandeira, que cortam região fortemente urbanizada

Aline dos Santos | 12/03/2019 13:45
Banco de areia no Lago do Amor, que deve sobreviver por apenas mais 17 anos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Banco de areia no Lago do Amor, que deve sobreviver por apenas mais 17 anos. (Foto: Henrique Kawaminami)

A expressão “#vergonha” gravada no banco de areia que avança no lago do Parque das Nações Indígenas não teria espaço para ser escrita no espelho de água dos lagos do Sóter e do Rádio Clube. Para eles, a morte já chegou.

Cobertos por sedimentos e tomado por vegetação, restam memórias dos patos, passeio de pedalinhos e o ruído da água que vai rareando. A mesma sina é traçada para o Lago do Amor, com data marcada para morrer: 2036.

Localizado no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Lago do Amor nasceu na década de 1970 para fins contemplativos. Sem dados sobre extensão e volume, o reservatório passou a ser monitorado em 2008 pelo grupo de pesquisa HEroS (Hidrologia, Erosão e Sedimentos). Desde então, o triste destino do Lago do Amor passou a ser contado também em números.

As projeções sinalizavam que o lago acabaria em 2040 ou 2042, mas a medição de novembro de 2018 mostra que a situação se agravou e o fim está previsto em 17 anos. De acordo com a engenheira ambiental e mestranda Maria Eduarda Alves Ferreira, a área era de 96.354 m² (metros quadrados) e o volume chegava a 199.225 metros cúbicos em 2008.

Em novembro do ano passado, o resultado foi de 58.913 metros quadrados de área e 125.558 metros cúbicos de volume. “Teve um volume muito maior de sedimentos. A gente estima 39% de perda de área e o volume de água teve redução de 37%”, diz a pesquisadora.Em 2014, a profundidade chegava a 4,5 metros. Atualmente, são 4,3 metros, com perda de 20 centímetros.

Maria Eduarda explica que o assoreamento é um processo natural em córregos e rios. Ou seja, a água carrega os sedimentos que vão se depositando nas partes mais baixas. Contudo, dentro da cidade, o processo é potencializado pelo adensamento urbano.

Segundo Maria Eduarda, levantamento mostra redução de 39% na área do Lago do Amor. (Foto: Henrique Kawaminami)
Segundo Maria Eduarda, levantamento mostra redução de 39% na área do Lago do Amor. (Foto: Henrique Kawaminami)
Imagem à esquerda mostra Lago do Amor cercado pela cidade. (Foto: Henrique Kawaminami)
Imagem à esquerda mostra Lago do Amor cercado pela cidade. (Foto: Henrique Kawaminami)

No Lago do Amor, se encontram as águas dos córregos Cabaça e Bandeira, que cortam região fortemente urbanizada.

 Cabaça passa por bairros como Vilas Boas, Jardim TV Morena e Jardim Paulista. Enquanto o Bandeira corta bairros como Tiradentes e Rita Vieira, esse último com acelerada expansão imobiliária.

Para salvar o lago, são necessárias ações como manter vegetação nas margens, áreas permeáveis nos terrenos e não jogar lixo nos córregos. Um recurso também é a dragagem, mas que envolve grandes despesas.

Depois de passar pelo Lago do Amor, que agora também funciona como uma piscinão para conter enchente, o córrego segue com nome de Bandeira até o rio Anhanduí.

Contudo, pelo menos por enquanto, o mirante do lago segue com seu efeito contemplativo, com vista para capivaras, aves, jacarés e pôr do sol.

Foto mostra extensão do Lago do Rádio Clube no passado.
Foto mostra extensão do Lago do Rádio Clube no passado.
Cenário hoje no lago do Rádio Clube é de muita terra e pouca água. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cenário hoje no lago do Rádio Clube é de muita terra e pouca água. (Foto: Henrique Kawaminami)

Passado e pedalinhos – O futuro do Lago do Amor pode ser encontrado a curta distância no lago do Rádio Clube Campo, na Spipe Calarge. Por lá, o cenário já é de muita terra e pouca água. Ou seja, o reservatório é asfixiado pelos sedimentos e o córrego perde o volume, ficando com pouca quantidade de água.

O lago do clube também é da década de 1970, represando água do córrego Bandeira, e o assoreamento se agravou com o prolongamento da avenida Bom Pastor.

Em 2012, chegou a ser anunciado um projeto de revitalização pela direção do Rádio Clube, com investimento de R$ 400 mil. A meta era recuperar os 3.500 metros quadrados de área, que naquele ano não passava de mil metros quadrados. Mas, a área acabou cedida para que a prefeitura de Campo Grande realizasse as obras.

“Em 2013, logo que assumi, o prefeito Alcides Bernal a prefeitura me procurou para fazer a servidão do Lago do Rádio, que passou a ser um bem da prefeitura e ela ia conduzir essa revitalização. Mas a prefeitura fez uma obra só contra a enchente e mais nada”, afirma Othon Rodrigues Barbosa Sobrinho, ex-presidente do Rádio Clube.

De acordo com o atual presidente do Rádio Clube, Renato Antônio Pereira de Souza, o termo de ajuste com o poder público tinha validade por cinco anos. O prazo venceu em 2018, a obra não veio e agora o clube pode recorrer à iniciativa privada.

Neste modelo, o parceiro faz a obra de revitalização e, em contrapartida, ganha direito de explorar dependências do clube, que conta com a sede campo, na avenida Interlagos, onde fica o lago, e na a sede cidade, no Centro de Campo Grande.

De acordo com a prefeitura, a tentativa de incluir a revitalização do lago no PAC Cabaça (Programa de Aceleração do Crescimento) foi vetada pela Caixa Econômica Federal por ser área particular. Na época, o custo do serviço foi orçado em R$ 800 mil.

Vegetação invade trecho onde era lago do Parque Sóter. (Foto: Henrique Kawaminami)
Vegetação invade trecho onde era lago do Parque Sóter. (Foto: Henrique Kawaminami)

Patos e perigo – Na Mata do Jacinto, o lago do Parque do Sóter virou lembrança. “Vim na inauguração, tinha patos nadando no lago. Realmente, hoje ele está assoreado”, afirma o professor aposentado Nelson Barbosa Francisco, 68 anos.

No parque, enquanto um espelho se forma na entrada com a água parada da chuva, o lago é um ruído distante. A ponte de madeira está interditada, com tábuas faltando não há como fazer a travessia. 

Embaixo da estrutura, a vegetação se avoluma e engole o que já foi lago. Segundo a prefeitura de Campo Grande, será executada ação de drenagem e contenção da erosão com recursos alocados no projeto Complexo Mata do Jacinto. Não foi informado o custo do projeto.

Palavra vergonha escrita em banco de areia no lago do Parque das Nações Indígenas. (Foto: Kisie Ainoã)
Palavra vergonha escrita em banco de areia no lago do Parque das Nações Indígenas. (Foto: Kisie Ainoã)

Confira a galeria de imagens:

  • Ponte interditada no Parque do Sóter. (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Água empoçada no Parque do Sóter. (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Capivaras que habitam margens do Lago do Amor. (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Capivara às margens do Lago do Amor. (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Lago do Amor nasceu na década de 70.(Foto: Henrique Kawaminami)
  • O que sobrou do lago do Rádio Clube. (Foto: Henrique Kawaminami)
  • Quiosque perto de onde foi lago de clube. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias