ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Marun quer discutir situação dos rios de Bonito e Jardim em Brasília

Ministro da secretaria de governo pretende discutir degradação ambiental dos Rios, em especial do Rio da Prata, junto aos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura

Izabela Sanchez e Leonardo Rocha | 07/12/2018 11:12
Ministro da secretaria de governo Carlos Marun (MDB) na manhã desta sexta-feira (7) (Foto: Leonardo Rocha)
Ministro da secretaria de governo Carlos Marun (MDB) na manhã desta sexta-feira (7) (Foto: Leonardo Rocha)

A situação de degradação dos rios da região de Bonito e Jardim, em Mato Grosso do Sul, deve chegar até Brasília. Isso porque o ministro da secretaria de governo, Carlos Marun (MDB) pretende discutir o assunto junto aos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura.

Em novembro, imagens do Rio da Prata e, depois, do Rio formoso, viralizaram na internet mostrando um cenário de caos: ao invés das águas cristalinas, os rios exibiram cor lamacenta. Após ações do governo do Estado e da PMA (Polícia Militar Ambiental), a origem do problema foi descoberta.

A lama foi levada pela chuva, com origem em duas propriedades rurais da região de Jardim, a a 233 km de Campo Grande. Nas fazendas, a falta de manejo das plantações de soja, a exemplo da ausência de curvas de nível, provocou depósito de terra no Rio da Prata. Além disso, especialistas afirmam que a situação das estradas também provocou a situação de dano ambiental nos rios da região.

Marun contou que esteve em Bonito na última semana e constatou que a situação “mais crítica” é a do Rio da Prata. “Ouvi todo mundo da região e vou buscar alguma ação, ainda neste ano, tanto no Ministério da Agricultura quanto do Meio Ambiente. Lá não se pode colocar apenas pomada e sim uma cirurgia”, comentou o ministro, que pretende retornar à região no dia 11.

O ministro comentou que a atividade agropecuária na região vai ter que ser modificada “por estar trazendo problemas para as nascentes dos rios de Bonito”. “A soja é muito importante para o país, mas tem lugares que precisam de cuidados pois não é adequado para plantar, entre eles as nascentes”.

Marun ainda comentou que “algumas atividades terão que ser banidas em alguns pontos específicos” e que a decisão será discutida pelos dois ministérios.

Nos siga no Google Notícias