ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

MPT pede que Vale instale alarmes no entorno de duas barragens em MS

Sinalização sonora e visual alertaria moradores e funcionários da empresa, quando houvesse risco de rompimentos ou qualquer outro incidente

Adriano Fernandes | 01/03/2019 20:03
Exploração de minério no maciço do urucum, em Corumbá (Leandro Grandi/Revista Mineração Sustentabilidade)
Exploração de minério no maciço do urucum, em Corumbá (Leandro Grandi/Revista Mineração Sustentabilidade)

O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) recomendou à Mineração Corumbaense Reunida S.A., empresa subsidiária da Vale, para que instale sistema de sinalização visual e alarmes nas Barragens do Gregório (Mina Santa Cruz) e Pé da Serra (Mina Urucum), ambas em Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande.

A falta de dispositivos preventivos, capazes de advertir trabalhadores e moradores próximos das barragens sobre o risco de rompimento de barragem, foi observada em inspeção realizada por peritos do MPT-MS no dia 30 de janeiro deste ano.

Eles também constataram a inexistência de plano de ação de emergência e de estudos sismológicos regionais, indicados no relatório como “requisitos e condições mínimas” para se garantir a segurança e a saúde das pessoas que interagem com o sistema de produção da mineradora.

Durante visita às minas, os peritos do MPT-MS entrevistaram empregados sobre as principais atividades laborais, identificando os processos de trabalho com maior impacto e riscos na produtividade, bem como recorreram a registros fotográficos e análise de documentos para concluir o relatório.

Conforme a recomendação, uma nova diligência está prevista para daqui a 60 dias, com o propósito de verificar a adequação das irregularidades apontadas no laudo encaminhado à Mineração Corumbaense.

Além do Ministério Público do Trabalho, participaram da vistoria o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Prefeitura de Corumbá, Defesa Civil de Corumbá, Polícia Militar Ambiental e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Corumbá.

Em Corumbá, a Vale explora jazidas de minério de ferro a céu aberto, na Mina Santa Cruz, e jazida subterrânea de manganês, na Mina Urucum. O manganês é o quarto metal mais utilizado no mundo.

Nos siga no Google Notícias