ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Meio Ambiente

MS é o 1º do Centro-Oeste a lançar Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação

Wendell Reis | 13/04/2012 11:10
Puccinelli declarou que pretende fazer do Estado um laboratório nacional de pesquisa em biodiversidade (Divulgação/Rachid Waqued)
Puccinelli declarou que pretende fazer do Estado um laboratório nacional de pesquisa em biodiversidade (Divulgação/Rachid Waqued)

O governador André Puccinelli (PMDB) lançou na manhã desta sexta-feira (13) o programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul , denominado Biota/MS.

O programa tem por objetivo dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas para a promoção da sustentabilidade, fornecer subsídios para avaliar os esforços de conservação da biodiversidade no Estado, estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos, conservando e utilizando a biodiversidade.

Durante lançamento, Puccinelli declarou que pretende fazer do Estado um laboratório nacional de pesquisa em biodiversidade, mostrando que tem uma grande diversidade de espécies e dando possibilidade de estudo para usá-la em benefício da sociedade, agregando pesquisadores para se projetarem em busca de novos conhecimentos.

O evento contou com a presença da diretora de políticas e programas temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Mercedes Bustamante. Ela declarou que o Biota é de extrema importância e mostra o comprometimento do Governo com a preservação da biodiversidade e seu uso sustentável. “É a integração da produção, consumo e da conservação, gerando uma economia verde... o desenvolvimento sustentável”.

O coordenador do Biota-MS, João Onofre, explicou que o programa surgiu com o objetivo de integrar os pesquisadores das diferentes universidades. Segundo ele, o trabalho foi de dois anos, agregando pesquisadores e ao mesmo tempo gerando conhecimento para subsidiar o Estado na gestão de políticas ambientais.

Nos siga no Google Notícias