MS recebe "Selo Verde" do Ministério do Meio Ambiente por ações sustentáveis
O reconhecimento faz parte da agenda ambiental no cotidiano da administração pública
O Governo do Estado conquistou o “Selo Verde” do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por implementar práticas sustentáveis.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul recebeu o "Selo Verde" A3P 2024, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em reconhecimento à implementação de práticas sustentáveis na administração pública. O estado concluiu a primeira etapa do processo, que envolve um diagnóstico socioambiental na plataforma Ressoa. A adesão do governo à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ocorreu em fevereiro. A A3P busca promover a responsabilidade socioambiental em órgãos públicos, incentivando práticas sustentáveis. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é gerenciada pela Secretaria de Administração e integra o programa MS Multiplica, que foca em inovação e sustentabilidade. O programa abrange seis eixos, desde o uso racional de recursos até construções sustentáveis. Um seminário sobre sustentabilidade está agendado para agosto, com palestras e entrega oficial do Selo A3P.
Mato Grosso do Sul completou a primeira etapa que consiste no preenchimento do diagnóstico socioambiental no sistema Ressoa, ferramenta do Governo Federal para gestão da sustentabilidade na Administração Pública.
- Leia Também
- Carbono zero até 2032 e queda de 4ºC em 8 anos estão em planos de candidatos
- Campo Grande recebe selo internacional de ações sustentáveis
No dia 21 de fevereiro, o governador Eduardo Riedel fez a adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).
Essa agenda é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública.
No Estado, é gerido pela SAD (Secretaria Estadual de Administração) e integra o Programa MS Multiplica, que desenvolve ações de inovação e sustentabilidade nas rotinas cotidianas dos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual.
São seis eixos desenvolvidos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis e construções sustentáveis.
“Esse reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima comprova que a gestão e os servidores estaduais estão tornando possível a união de inovação, responsabilidade e compromisso com o futuro. Entendemos que esse é o primeiro passo em um caminho sólido para a consolidação da sustentabilidade, em longo prazo, na gestão pública estadual”, pontuou o titular da SAD, Frederico Felini.
Seminário - No dia 19 de agosto, o Governo do Estado realiza o primeiro Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica. A agenda faz parte das ações do eixo de sensibilização da agenda A3P.
Serão realizadas palestras, apresentação de casos de sucesso em sustentabilidade nos órgãos e a entrega oficial do Selo A3P 2024 ao Governo do Estado por um representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.