ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Na rota das concessões de parques, prefeitos destacam crescimento do turismo

O estudo para privatizar é realizado em parceria com o BNDES e deve ser finalizado até julho

Por Aline dos Santos | 28/02/2021 11:41
Parque Estadual Rio do Ivinhema passa por estudo para concessão à iniciativa privada. (Foto: Imasul)
Parque Estadual Rio do Ivinhema passa por estudo para concessão à iniciativa privada. (Foto: Imasul)

A possibilidade de concessão de cinco parques à iniciativa privada, após estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), é vista por prefeitos como   oportunidade de alavancar o turismo,   com geração de emprego e renda. O estudo deve ser finalizado até julho.

Serão avaliados pontos como logística, infraestrutura dos locais e modelo de concessão a ser adotado para os parques. O contrato de parceria foi firmado em dezembro de 2020.

A princípio está nos planos do governo a concessão de cinco parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas (Campo Grande) e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul, em Bonito.

“Para nós aqui será ótimo esta concessão, porque assim poderá abrir o parque ao público, melhorar o local e impulsionar o turismo, depois de muito tempo fechado. Esta mudança no modelo é de extrema necessidade, por isso sou muito favorável”, afirmou o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite, ao site de notícias do governo.

Os prefeitos de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento, e de Naviraí, Rhaiza Matos, também destacam os benefícios de concessão do Parque Estadual Rio Ivinhema à iniciativa privada.

O Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari está no estudo e será avaliado  pelo BNDES. “Vai ajudar muito nas melhorias e condições do funcionamento do parque, que já é um lugar fantástico, com grutas, animais, onde os turistas tanto do Estado como de todo o País poderão observar a fauna e todo o cenário”, afirma o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Max Freitas, avalia como positiva para a cidade a concessão do Parque Estadual do Prosa e Parque das Nações Indígenas. “Será muito interessante porque vai fortalecer nosso fluxo turístico, com empresas que já possuem case de sucesso no setor e vão fazer investimentos”.

Outro local com forte impacto turístico é o Monumento Natural Gruta do Lago Azul, em Bonito, que também passa por avaliação. “Essa é mais uma parceria de sucesso com o BNDES, que resultará em modelos de gestão inovadores e sustentáveis para geração de renda e desenvolvimento regional do nosso Estado”, diz a secretária especial Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário