A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

19/02/2018 10:53

Nível do Rio Paraguai começa a subir antes do previsto no Pantanal

Água chegou aos 3,5 metros nesta segunda-feira, segundo a Defesa Civil.

Ricardo Campos Jr.
Rio Paraguai em Corumbá (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)Rio Paraguai em Corumbá (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)

As chuvas volumosas e constantes nas partes mais altas do Rio Paraguai no Mato Grosso fizeram com que os níveis da água subissem antes do previsto na região de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. Segundo informações da Defesa Civil local, o leito atingiu 3,52 metros nesta segunda-feira (19), quando o normal para este período seria 2 metros.

O índice, segundo o órgão, está próximo da situação de alerta, que acontece quando a altura alcança os 4 metros. A título de comparação, nesse mesmo período do ano passado a água estava em 1,93 metro.

Somente quando as réguas de medição registrarem essa altura a Defesa Civil dará início aos procedimentos para emissão de boletins que subsidiem ações de proteção ambiental, o manejo campestre, as atividades econômicas ativas no complexo pantaneiro e programação regional das comunidades tradicionais.

Para este ano, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) do Pantanal prevê cheia de médio a grande porte nessa região.

“A cheia no Rio Paraguai começa em Mato Grosso e demora cerca de quatro meses para chegar em Corumbá. Quando ela é grande, chega mais cedo, entre abril e maio. Quando é média, chega por junho e julho. Quando é fraca, chega em agosto”, explicou o pesquisador Carlos Padovani ao Campo Grande News em entrevista em janeiro.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions