Nível do Rio Paraguai em Ladário registra maior marca do ano
Regua da Marinha mostra que o nível desta quarta (21) é de 2,17 cm
O Rio Paraguai, um dos mais importantes cursos d'água da região Centro-Oeste, está registrando boas marcas nos últimos dias. Nesta quarta-feira (21), a régua de medição do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, do 6º Distrito Naval da Marinha, apontou um nível de 2,71 cm na estação de Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande. Este é o maior valor registrado para o período nos últimos cinco anos.
Para efeito de comparação, na mesma data em 2019, o nível do rio era de 1,06 metro. Desde então, os registros da estação apresentaram quedas acentuadas, refletindo a severa seca que afetou a bacia do Rio Paraguai nos últimos anos.
A melhora expressiva em relação aos anos anteriores pode sinalizar o início de um novo ciclo na bacia do Rio Paraguai. Essa recuperação é especialmente significativa considerando que, em 17 de outubro de 2021, a régua em Ladário registrou 69 centímetros negativos (-69 cm), o pior nível da história desde o início dos registros, em 1900.
A marca atual é um alívio para a região, que depende do Rio Paraguai não apenas para abastecimento de água, mas também para atividades econômicas como navegação, pesca e turismo. Além disso, o nível do rio impacta diretamente os ecossistemas do Pantanal, uma das maiores áreas alagadas do mundo, que sofreu graves consequências durante os anos de seca extrema.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.