ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Número de queimadas tem queda, mas risco cresce em setembro

Liana Feitosa | 02/09/2014 08:25
Área onde houve queimada em Corumbá. (Foto: Divulgação/PMA)
Área onde houve queimada em Corumbá. (Foto: Divulgação/PMA)

O satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 312 focos de incêndio em Mato Grosso do Sul durante o mês de agosto. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de mais da metade no número, que foi de 677 focos. Apesar da boa notícia, o coordenador estadual do PrevFogo, Alexandre Pereira, diz que não é momento de descansar.

"O período mais crítico do ano em relação às queimadas são são agosto e setembro, mas não tivemos grandes incidências de fogo em agosto. É justamente por isso que precisamos reforçar os cuidados e dobrar a atenção porque as chances de grandes incêndios em setembro aumentam, podem surgir grandes focos a qualquer momento", explica.

Segundo Alexandre, a queda no número de focos em relação à 2013 é atribuída a dois fatores. Um desses é a grande quantidade de chuva registrada em julho no Estado. "Tivemos mais de 100% de chuva a mais do que a média normal para esse mês do ano", amplia.

O outro fator é a cheia no Pantanal. "A maior região que contribui para os focos é Corumbá, mas, neste ano, a região permaneceu muito úmida, o Pantanal está muito cheio. Só agora é que o nível das águas está começando a baixar. Então, como tem muita água, não tem fogo", complementa Alexandre.

Conscientização - Sem grandes incêndios para combater, equipes contratas pela Prevfogo estão fazendo um trabalho igualmente importante: combatendo o incêndio antes que ele ocorra. "Pequenas e grandes propriedades rurais, escolas rurais, aldeias e comunidades de todo o Estado estão recebendo orientação para evitar situações de incêndio", conta.

São 90 profissionais que, desde julho até dezembro deste ano, estarão nas cidades de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Jateí. Além de propriedades na zona rural, terras indígenas recebem orientações acerca da prevenção de incêndios, além de aprenderem técnicas de proteção contra incêndio florestal.

Cuidado - Uma das técnicas ensinadas é a construção de aceiros, que consiste na retirada total de vegetação em uma faixa de três a cinco metros de largura em locais estratégicos da pastagem, impedindo que o fogo se alastre em caso de incêndio.

Geralmente, o produtor rural escolhe a área da cerca que faz a divisão da propriedade para deixar sem vegetação. Em grandes fazendas, as faixas sem vegetação facilitam o trabalho de contenção do fogo ao possibilitar uma linha de controle.

Além do ensino da técnica, as equipes do Prevfogo alertam sobre a importância de realizar manutenção constante dos aceiros, além de ministrar palestras e distribuir material educativo.

Nos siga no Google Notícias