ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Para divulgar ‘Boas Praticas’ ONG lança cartilha sobre Expedição no Pantanal

Viviane Oliveira | 22/11/2012 21:44
Por do sol na região do Pantanal. (Fotos: reprodução do material da Expedição Pantanal)
Por do sol na região do Pantanal. (Fotos: reprodução do material da Expedição Pantanal)
Arara vermelha posa para foto.
Arara vermelha posa para foto.

Para divulgar ‘Boas Praticas’ e de que é possível produzir e ao mesmo tempo conservar o Pantanal, um grupo de quatro pessoas participou durante cinco meses da Expedição Pantanal realizado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na manhã desta quinta-feira (22) a equipe do Instituto SOS Pantanal divulgou e lançou um kit contendo três cartilhas sobre as Boas Práticas pantaneiras, e um box contendo seis vídeos informando os aspectos culturais, sociais, econômico e ambientais.

A caravana, que começou em julho e terminou em dezembro do ano passado, mapeou iniciativas voltadas à sustentabilidade na região da Bacia do Alto Paraguai. A equipe de campo levantou informações que vão ajudar a identificar as ‘Boas Práticas pantaneiras’ desenvolvidas no Pantanal Brasileiro.

O grupo dividiu a expedição em nove rotas: Mirada, Cáceres e Cuiabá no estado do MT, Bonito, Corumbá, Porto Murtinho, Estrada Parque Pantanal e Aquidauana.

Durante o percurso o grupo visitou pecuaristas, proprietários de pousadas, grandes fazendas, instituição de pesquisas, universidade federais e estudo em áreas do Pantanal.

A coordenadora da expedição, Lucila Egydio, afirma que muita gente no Pantanal está fazendo coisa boa, principalmente produzindo e conservando o meio ambiente. “Percebemos que o homem pantaneiro quer manter a tradição e ama o local onde vive”, disse.

Ainda de acordo com Lucila, ainda o que falta para o pantaneiro é a troca de informação. “Às vezes um determinado local desenvolve um prática simples de sustentabilidade, mas o vizinho desconhece”, afirma, acrescentando que a ‘Boa Pratica’ deve ser disseminada.

Ganhar dinheiro sem castigar o meio ambiente é possível. O segredo é manter uma convivência harmônica entre o homem e o Pantanal. “Para mim o Pantanal é uma região tão forte que acaba expulsando o homem que não sabe lidar com ele”, destaca.

Representando a secretaria do Meio Ambiente do Estado, David Lourenço, ressaltou a importância do material feito pela expedição. “O mais interessante é que o protagonista dessa expedição é o próprio povo Pantaneiro”.

No total foram 94 dias em atividades em Campo Grande, 14 mil quilômetros rodados, nove rotas e 150 pessoas entrevistadas. “Esta foi a primeira edição da Expedição Pantanal, no entanto pretendemos continuar nos próximos anos”, finaliza Lucila.

O material será disponibilizado em universidades, em pequisas nas áreas de meio ambiente e bibliotecas.

Nos siga no Google Notícias