ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Pescadores denunciam pesca predatória em rios de Porto Murtinho

Turistas e moradores estariam utilizando apetrechos proibidos para capturar cardumes e transportá-los sem lacre de inspeção.

Anahi Gurgel | 21/05/2017 13:22
Pescadores em rio de Porto Murtinho. Pesca predatória entre turistas é denunciada por amadores da região. (Foto: Divulgação)
Pescadores em rio de Porto Murtinho. Pesca predatória entre turistas é denunciada por amadores da região. (Foto: Divulgação)

Uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, o Pantanal constantemente é alvo da pesca predatória praticada por pescadores profissionais e turistas que visitam a região de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, nessa época do ano.

De acordo com pescadores esportivos que frequentam os rios do município, centenas de infratores locais e de outros estados estão abatendo cardumes de peixes utilizando apetrechos proibidos, “aproveitando a escassa ou quase nula fiscalização dos órgãos competentes”. A situação foi relatada em reportagem do Portal Pesca Amadora, neste sábado (20).

O abate de inúmeras espécies, segundo o pescador amador Ricardon Haissan, ocorre nos períodos diurno e noturno, pois os criminosos sabem que a PMA (Polícia Militar Ambiental) da região não está fazendo o trabalho de fiscalização devido à estrutura escassa.  

Outra preocupação dos pescadores esportivos é que o pescado capturado estaria sendo transportado sem o lacre de inspeção. “Cientes da falta de fiscalização, embarcações pesqueiras capturam e abatem uma quantidade muito acima da cota permitida por lei”, denunciam.

Ecossistema pantaneiro - A região de Porto Murtinho é fundamental para o abastecimento do estoque pesqueiro na região, pois é portal de entrada dos cardumes que sobem pela Argentina e Paraguai, para desovar no Pantanal, fazendo o ciclo natural de reprodução.

Nessa época do ano, os peixes do norte do Pantanal buscam águas profundas com temperaturas mais altas e ficam vulneráveis ao abate descontrolado. “Se nada for feito em relação a esse abandono e falta de rigor, o Pantanal corre risco de perder uma de suas maiores riquezas, que é a fartura de espécies nessa região”, disse Ricardo Hassuim.

Fiscalização preventiva - O tenente coronel da Edmilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental, disse que as denúncias precisam ser mais específicas, já que a área alagada frequentada por pescadores e turistas é muito abrangente.

Ele conta que há uma grande preocupação em relação aos vizinhos paraguaios, que invadem áreas brasileiras para praticar pesca ilegal. “Como a legislação de lá é diferente, eles acabam o usando rede com malhas muito pequenas, que é proibido pela legislação nacional”.

Em relação ao lacre, fazemos uma fiscalização muito intensa nas estradas para verificação do dispositivo, que é um instrumento para controlar a cota de pescado. Com ele, fazemos estudos junto ao Imasul e Embrapa para monitorar a reprodução e estoques pesqueiros”, disse ao Campo Grande News.

Ele disse que hoje não seria possível levantar o efetivo e estrutura da PMA em Porto Murtinho, e ressaltou que o trabalho do órgãos é mais focado na prevenção. “Quando recebemos denúncias com localização mais precisa possível é feita verificação em todas”.

Nos siga no Google Notícias