ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Primeiro a florescer, Ipê rosa abre temporada das “cores” na Capital

A florada das árvores, que se tornou símbolo de Campo Grande, começa no outono e segue até a primavera

Fernanda Palheta | 01/06/2019 14:12
O ipê rosa é o primeiro a florir em Campo Grande (Foto: Ronie Cruz)
O ipê rosa é o primeiro a florir em Campo Grande (Foto: Ronie Cruz)

O outono ainda não acabou e os primeiros ipês já começaram a colorir as ruas de Campo Grande, que por enquanto são dominadas pelas flores cor-de-rosa. Isso porque o Handroanthus impetiginosus, conhecido como ipê rosa, é o primeiro a florescer, abrindo a temporada.

Segundo o botânico e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Flávio Macedo Alves, a florada das árvores, que se tornou símbolo de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, começa no outono e segue até a primavera.

“Em Campo Grande temos várias espécies de Ipês, e o rosa é o primeiro a florescer, a florada vai até setembro que termina com os ipês amarelos”, explica o botânico.

Alves ainda explica que o início das flores pode variar de ano para ano. “Não tem um dia certo para começar a florescer e esse período pode variar de 15 a 20 dias de um ano para o outro, porque cada ano é deferente. Mas este ano a florada começou na época esperada”, detalha.

Na Avenida Costa e Silva, as árvores já transformam o canteiro central (Foto: Ronie Cruz)
Na Avenida Costa e Silva, as árvores já transformam o canteiro central (Foto: Ronie Cruz)

De acordo com o botânico, as condições climáticas podem interferir no inicio da florada. “O que influência principalmente quando os ipês começam a florir é a chegada da primeira frente fria e as chuvas do começo do ano. Tem ano que o frio chega em abril, às vezes chove mais”, explica.

Símbolo – Colorindo as ruas de Campo Grande de maio a setembro, nas últimas décadas a prefeitura tem investido na espécie para que transformou a cidade na Capital dos Ipês. Depois do rosa, em agosto é mês da florada dos ipês brancos e começam a surgir pela cidade corredores de flores pelo chão e a temporada termina com os amarelos, em setembro.

O botânico ainda reforça que a Capital tem uma variedade de ipês grande. “Só em Campo Grande tem cinco espécies do ipê amarelo”, exemplifica.

Nos siga no Google Notícias