ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Reinaldo discute abertura de mercado do carvão vegetal produzido no Estado

Mariana Rodrigues | 06/04/2015 15:32
Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro/ Notícias MS)
Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul. (Foto: Chico Ribeiro/ Notícias MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu hoje (6), com representantes das indústrias e produtores de Carvão vegetal para discutir sobre a abertura de mercado do carvão vegetal produzido no Estado. Atualmente, o mercado do carvão vegetal apresenta uma grande retração em Mato Grosso do Sul, o que já gerou um desemprego de aproximadamente sete mil pessoas ligadas ao setor.

“Antes, o setor empregava cerca de 17 mil trabalhadores, mas hoje com a retração, 7 mil trabalhadores perderam seus empregos”, disse Marcos Brito, presidente do Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul).

Ainda segundo Marcos, o Estado foi líder na produção de carvão até o ano de 2008 e atualmente, está ocupando apenas a 3ª posição no ranking. Toda essa retração no mercado se deve à Lei nº 4.163 de 2012, que determina a cobrança da taxa de movimentação florestal (TMF) no valor de 1,5 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul).

“Nós queremos o fim dessa taxa e a alteração dessa lei, pois com maior competitividade no setor, serão gerados empregos, estímulo à produção e renda para o Estado, e acreditamos que o governador Reinaldo Azambuja vai estabelecer esse novo marco na indústria do carvão vegetal em mato Grosso do Sul”, finalizou Marcos.

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, além de representantes dos trabalhadores da indústria de carvão vegetal do Estado.

Nos siga no Google Notícias