ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Seca no Tietê muda rota da festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Estado

Viviane Oliveira | 01/08/2014 11:32
Procissão feita no ano passado, os prefeitos Picucha, de Epitácio e Caravina, de Bataguassu, carregam o andor. (Foto: divulgação assessoria)
Procissão feita no ano passado, os prefeitos Picucha, de Epitácio e Caravina, de Bataguassu, carregam o andor. (Foto: divulgação assessoria)

A organização da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que realiza a travessia da santa de Bataguassu e Presidente Epitácio (SP) pelo Rio Paraná, mudou a rota na procissão fluvial devido à seca no Rio Tietê - causada pela falta de chuva. O barco Odisséia, que todo os anos realiza o trajeto com 400 pessoas a bordo, entre padre e fiéis, está ancorado na cidade de Barra Bonita (SP) e por causa do nível do rio, não consegue passar pela eclusa. A festa acontece há 66 anos.

No final da semana passada os Prefeitos de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, e de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira, se reuniram para decidir o que seria feito quanto a travessia da santa e dos fiéis. Pensando em seguir com a programação e fazer a festa à Nossa Senhora dos Navegantes, os prefeitos e comissões organizadoras, decidiram contratar duas embarcações para fazer a travessia da Santa, com outros andores e membros da comissão e padres, e fornecer ônibus aos fiéis para que todos possam participar desta celebração. 

“Infelizmente a falta de chuva não permitiu que fizéssemos a travessia como todos os anos, mas isso não impedirá que os fiéis participem com a mesma dedicação e devoção à Nossa Senhora dos Navegantes”, disse o Prefeito Caravina.

Após a chegada em Presidente Epitácio, os fiéis seguirão em procissão até a Capela de São José, no Porto Tibiriçá, onde haverá missa campal. Ao final da missa, os fiéis retornarão com a Santa em procissão até o Pier, e a embarcarão junto a outros andores nos barcos, para retornar até o Cais da Nova Porto XV. Os fies farão o retorno de ônibus até a Nova Porto XV de Novembro.

Na Praça de Alimentação haverá almoço e todos poderão apreciar o show de Osmar Veronezi, compositor de músicas de louvores e agradecimento a Deus. O cantor já lançou 3 CDs de músicas sacras e fará sua primeira apresentação na festa dos Navegantes. À Noite, a festa continua com a Banda Garrafão.

Programação - A programação religiosa terá início dia 6 de agosto, com a novena que segue até o dia 11, sempre às 19h na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na Novo Porto XV de Novembro. Nos dias 12, 13 e 14, também na Capela, será realizado o Tríduo às 19h.

No dia 15, por volta das 7h, terá início a procissão da capela até o Cais de Nova Porto XV de onde a embarcação que levará a Santa sairá para tradicional travessia, rumo ao Pier em Presidente Epitácio (SP). O ônibus que levará os fiéis sairá às 8 horas. haverá shows, praça de alimentação, bingos e outras atividades.

Nos siga no Google Notícias