ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Sul de MS tem outra manhã de chuva, mas longe do esperado para agosto

Em Dourados, chuva entre ontem e hoje chega a 6 mm; o esperado para o mês são 48 mm

Helio de Freitas, de Dourados | 27/08/2021 07:43
Chuva desta manhã na Avenida Hayel Bon Faker, região sul de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Chuva desta manhã na Avenida Hayel Bon Faker, região sul de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

A manhã desta sexta-feira (27) é de chuva na região sul de Mato Grosso do Sul. Chove desde a madrugada nas regiões de Ponta Porã, Amambai e Dourados. A temperatura continua baixa, com 13 graus na fronteira com o Paraguai.

Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a precipitação de hoje já chegou a 3,3 milímetros, segundo o Guia Clima, serviço da Embrapa Agropecuária Oeste.

Com a chuva de ontem (2,5 mm), o volume acumulado nos dois dias se aproxima de 6 milímetros. Cada mm de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado.

Apesar de a chuva desta semana ter encerrado o período de umidade relativa do ar comparada ao deserto e a estiagem de quase 80 dias na região de Dourados, a precipitação está longe do esperado para o mês. Segundo a Embrapa, a chuva média de agosto é de 48 milímetros.

Hoje, também chove em Rio Brilhante (a 163 km de Campo Grande) e Ivinhema (a 282 km da Capital), outras duas cidades onde a Embrapa mantém estações agrometeorológicas. São quase 3 milímetros, em Rio Brilhante e 3,5 mm, em Ivinhema.

Embora ainda distante do necessário para recuperar a umidade do solo e aumentar o nível dos rios e córregos, a chuva desta semana ajuda a controlar os focos de incêndio em toda a região sul e fronteira.

No Paraguai, só com a ajuda da chuva de ontem, os bombeiros voluntários conseguiram extinguir as chamas que, há uma semana, consumiam o Parque Nacional Cerro Corá, a 38 km de Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias