ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Superlua brilha no céu da última noite deste mês de janeiro

Mês começou e vai terminar com o espetáculo no céu; fenômeno poderá ser observado de MS e restante do mundo

Anahi Zurutuza | 31/01/2018 07:44
Lua foi super guia na noite de trilha em novembro de 2016 (Foto: Antonio Arguello/Divulgação)
Lua foi super guia na noite de trilha em novembro de 2016 (Foto: Antonio Arguello/Divulgação)

A superlua vai iluminar o céu de Campo Grande e outras cidades do mundo nesta quarta-feira, para fechar janeiro da mesma forma que o primeiro mês do ano começou. Também neste dia 31 está previsto para acontecer um eclipse lunar, fenômeno que não será tão visível em Mato Grosso do Sul, contudo.

Conforme apurou o Estadão com o IAC (Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias), a coincidência de eventos astronômicos não acontece desde 1982.

O acadêmico de física e integrante do Clube de Astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rafael Pereira, explicou ao Campo Grande News na segunda-feira (29) que a superlua acontece quando a mesma se aproxima da órbita terrestre. “Não é incomum, ela aparenta ser um pouquinho maior. Quem tem o costume de observar, deve notar”.

Já o eclipse, segundo ele, é diferente dos solares. “Parece mais uma penumbra, uma sombra na lua. Ela não vai ficar totalmente encoberta”.

De novo - O mês começou e vai acabar com a superlua. A primeira noite de 2018 teve o espetáculo no céu, que faz parte de uma trilogia. A primeira foi em 3 de dezembro do ano passado, a segunda no dia 1º e a terceira neste dia 31.

Nos siga no Google Notícias