Verão de 2026 terá chuvas na média e calor acima do normal em MS
INMET projeta acumulados de 400 a 600 mm e temperaturas até 1 °C acima do histórico
Com previsão de chuvas dentro da média histórica e temperaturas acima do normal, o verão de 2026 em Mato Grosso do Sul deve ser marcado por calor persistente e volumes significativos de precipitação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O verão de 2026 em Mato Grosso do Sul será caracterizado por temperaturas acima da média histórica e chuvas dentro do padrão normal, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Estado deve registrar precipitações entre 400 mm e 600 mm no primeiro trimestre do ano, com distribuição mais regular nas regiões central e sul. As temperaturas médias previstas variam entre 25°C e 30°C, podendo ficar até 1°C acima da média histórica em todo o Estado. O Inmet alerta para a possibilidade de eventos meteorológicos extremos, como tempestades intensas e rajadas de vento, especialmente em áreas densamente povoadas como Campo Grande.
O prognóstico é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com base na previsão climática sazonal elaborada em conjunto com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) para o trimestre de janeiro, fevereiro e março.
- Leia Também
- Chuva em 2025 na Capital já é quase o dobro da registrada no ano passado
- Solstício se aproxima e altera horários do nascer e do pôr do sol em MS
De acordo com o levantamento encaminhado ao Campo Grande News, o Estado deve registrar acumulados de chuva entre 400 mm e 600 mm ao longo do trimestre. O volume é considerado próximo à média climatológica do período.
O instituto também aponta expectativa de distribuição mais regular das precipitações, principalmente nas regiões central e sul do Estado. Essas áreas são mais influenciadas por sistemas típicos do verão, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul e frentes frias que avançam a partir do Sul do país.
Apesar da previsão de chuvas dentro da normalidade, o calor deve seguir predominante. O Inmet indica que as temperaturas devem ficar até 1 °C acima da média histórica em todo o Mato Grosso do Sul. As médias previstas variam entre 25 °C e 27,5 °C, com registros mais elevados, entre 27,5 °C e 30 °C, concentrados no setor oeste do Estado.
O instituto alerta ainda que o verão é, historicamente, um período de maior instabilidade atmosférica no Centro-Oeste, o que eleva a probabilidade de eventos meteorológicos extremos, como tempestades intensas, rajadas de vento e grandes volumes de chuva em curto intervalo de tempo.
Embora esses episódios não possam ser previstos com meses de antecedência, áreas densamente habitadas, como a região de Campo Grande, e regiões do centro, sul, norte e leste do Estado exigem atenção especial.
Comparando os verões – O comportamento climático previsto para o verão de 2026 se aproxima do padrão observado em anos considerados mais equilibrados, após um período de fortes oscilações.
Dados do Inmet mostram que, nos verões de 2024 e 2025, Mato Grosso do Sul registrou chuvas abaixo da média em praticamente todas as regiões, com déficits mais acentuados nos setores nordeste e leste. Em contraste, os verões de 2022 e 2023 foram marcados por volumes acima da média, especialmente nas regiões sul, central e nordeste.
Em relação às temperaturas, o histórico recente indica predomínio de calor acima da média. Nos verões de 2022, 2024 e 2025, o Estado apresentou desvios positivos de até 3 °C, principalmente nas regiões centro-sul. A exceção foi o verão de 2023, quando uma faixa central registrou temperaturas ligeiramente abaixo da média. Para 2026, a tendência é de repetição do padrão mais quente, com aquecimento generalizado e temperaturas cerca de 1 °C acima da média em todo o território sul-mato-grossense.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


