ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Verão promete quebrar recorde de calor em MS

Marcadores dos termômetros podem ultrapassar picos de 40ºC a 43ºC já registrados, segundo Cemtec

Por Cassia Modena | 21/12/2023 08:35
Sol castigando bairro de Campo Grande este ano, antes de o verão chegar (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
Sol castigando bairro de Campo Grande este ano, antes de o verão chegar (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

Começa às 23h27 desta quinta-feira (21), em Mato Grosso do Sul, a estação que promete quebrar recordes de temperaturas máximas. Que vai ter chuva para aliviar o calorão, mas um pouco abaixo da média.

Essas são as tendências para todo o verão, de acordo com prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) do Estado.

As marcas dos termômetros poderão ultrapassar os extremos de 40ºC até 43ºC já registrados na média histórica para a estação, especialmente entre janeiro e março de 2024.

E as chuvas podem ser inferiores à média de 500 a 700 milímetros em grande parte do Estado, sendo menos intensas nas regiões sul, pantaneira e sudoeste. A quantidade é "ligeiramente abaixo da média", conforme o Cemtec.

El Niño - O fenômeno, que aquece as águas do Oceano Pacífico em nível acima do normal, está em ação e mostrou seus efeitos com a onda de calor e temporais da primavera. No verão, ele poderá atingir seu máximo potencial.

Conforme relatório do Cemtec, o El Niño poderá formar novas ondas de calor até fevereiro, durante o verão, e pode potencializar a formação e a intensidade das tempestades no Estado.

"Através da análise dos modelos de previsão do tempo é possível identificar que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante o verão. Nesse sentido, devemos ter a formação de bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e, até mesmo, novas ondas de calor em Mato Grosso do Sul", diz um trecho.

Características - A estação é marcada por dias mais longos que a noite, devido à maior incidência de raios solares no Hemisfério Sul. É mais tempo com o sol "na ativa".

São típicas as mudanças repentinas do tempo, com ocorrência de pancadas de chuva, as chuvas de verão. A depender do ambiente atmosférico do momento, as de curta duração podem se tornar tempestades intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento, normalmente no período da tarde.

Matéria editada às 15h19 para alterar informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias