ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em reunião com vereadores, Olarte diz que responsabilizará Bernal criminalmente

Aliny Mary Dias e Zana Zaidan | 19/05/2014 11:22
Reunião foi realizada no gabinete do prefeito no Paço Municipal (Foto: Cleber Gellio)
Reunião foi realizada no gabinete do prefeito no Paço Municipal (Foto: Cleber Gellio)

Os episódios registrados na última quinta-feira (15) no prédio da Prefeitura de Campo Grande logo após a decisão da Justiça que reconduziu o prefeito cassado Alcides Bernal (PP) ao cargo serão documentados e transformados em processos judiciais. Segundo o prefeito Gilmar Olarte, as ações serão encaminhadas para órgãos fiscalizadores.

Durante reunião com vereadores, na manhã desta segunda-feira (19), no gabinete do prefeito, Olarte reafirmou que responsabilizará criminalmente Alcides Bernal. Os processos, segundo Olarte, serão encaminhados para os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas da União e Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul.

“Essas ações de terrorismo que foram realizadas na quinta-feira são um atentado contra funcionários públicos com violência, espancamento, roubos de CPU's e revista íntima dos servidores. Vamos encaminhar tudo isso à Justiça e responsabilizá-los”.

Questionado sobre os responsáveis pelos atos, Olarte diz que o primeiro deles é Alcides Bernal. “Ele foi o comandante, o maestro que orquestrou essa ação simultânea. Já temos provas da polícia e da perícia que constatam isso”, diz o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mario Cesar (PMDB), explica que as ações foram simultâneas em razão de que vários prédios foram ocupados ao mesmo tempo. “A impressão que tivemos é que essa foi uma ação orquestrada porque a partir da decisão parece que apertou um botão e simultaneamente vários prédios públicos foram ocupados”.

Além do Paço, segundo o vereador, também houve situações semelhantes na SAS (Secretaria de Assistência Social), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) e Secom (Secretaria de Comunicação).

Ainda segundo o presidente da Casa de Leis, a ação surpreendeu a Câmara porque um rito precisava ser cumprido. “A Justiça tem que se cumprir, mas que primeiro fosse dado posse ao prefeito, depois exonerasse ou nomeasse novos secretários. Essa seria a ordem natural das coisas”.

Reunião – Com exceção dos cinco vereadores que acompanharam Bernal na última quinta, todos os parlamentares foram convidados para o encontro, mas sete deles participaram. A reunião tem objetivo de decidir as providências que serão tomadas pelo prefeito.

Secretários municipais também participaram do encontro e produziram relatórios sobre os danos causados em cada pasta.

Nos siga no Google Notícias