ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

"Não renunciarei", diz Michel Temer em pronunciamento sobre denúncias

Anahi Zurutuza | 18/05/2017 15:23
Michel Temer durante pronunciamento (Foto: Reprodução)
Michel Temer durante pronunciamento (Foto: Reprodução)

Michel Temer (PMDB) acaba de anunciar que não renunciará à presidência da República. O comandante máximo do país deu a declaração 21 horas depois que o jornalista Lauro Jardim do jornal O Globo publicou matéria sobre gravações feitas em ação conjunta da PF (Polícia Federal) e da PGR (Procuradoria Geral da República) que sugerem que o presidente deu aval para a compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Temer reiterou o que já havia dito em nota, afirmando que “em nenhum momento autorizou pagamentos” para manter Cunha calado e que “não teme nenhuma delação”. “Não preciso de cargo público e nem de foro especial, sempre honrei meu nome e nada tenho a esconder, por isso mesmo nunca autorizei que utilizassem meu nome indevidamente”.

O presidente disse ainda que a investigação pedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra ele “será território onde surgirão todas as explicações”. “Não renunciarei”, repetiu uma vez a frase.

Delação – O presidente foi gravado por Joesley Batista, um dos donos da JBS, que assinou acordo de delação premiada no âmbito na Operação Lava Jato. O jornalista do O Globo classificou o conjunto de depoimentos dos sete integrantes da JBS como uma bomba com poder de destruição igual ou maior que a delação da Odebrecht.

Pelo diálogo, Temer indica a Joesley o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver um assunto da J&F, que controla a JBS. O presidente também ouviu do empresário que a JBS estava dando uma “mesada” para que Eduardo Cunha e Lúcio Funaro, apontado como gerenciador da participação do deputado carioca em esquema de corrupção, ficassem calados.

Foi quando Temer incentivou, conforme a gravação: “Tem que manter isso, viu?”.

Em 28 de abril deste ano, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados por Joesley.

Esta é a primeira vez na Lava Jato que os investigadores utilizaram do artifício que é chamado de “ações controladas”, estratégia autorizada antecipadamente pela Justiça para se conseguir provas em flagrante. Antes de entregar o dinheiro, o dono da JBS informou o número de série das notas à PGR e à PF, que também instalaram chips nas mochilas entregues aos receptores das propinas para rastrear o dinheiro até o destino final.

Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, homologou as delações de Joesley e Wesley Batista nesta quinta-feira (18), além de autorizar investigação contra Temer. 

O vice-presidente Michel Temer passou a ocupar a cadeira de Dilma Rousseff (PT) no dia 12 de maio do ano passadp, depois que a presidente foi afastada do cargo.

Veja, no vídeo abaixo, o pronunciamento na íntegra:

Nos siga no Google Notícias