ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

“Nunca vi marcha da jararaca”, diz vereador contra a liberação da maconha

Eduardo Cury comparou o Canabidiol - componente da erva - ao veneno de serpente usado para a fabricação de medicamento que regula pressão arterial

Danielle Valentim | 19/02/2019 12:48
(Foto: Divulgação/Assessoria)
(Foto: Divulgação/Assessoria)

O vereador Wellington Oliveira (PSDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (19) para alertar sobre os problemas causados pelo uso da maconha na adolescência e cobrar políticas públicas para o combate ao uso de drogas. Durante a fala do colega, o vereador Eduardo Cury (Solidariedade) se posicionou contra a “Marcha da Maconha” e comparou o Canabidiol ao veneno da jararaca.

Wellington apresentou dados sobre os malefícios do uso da erva na adolescência e pontou que o futuro é incerto se os jovens não foram protegidos.

“Estudos apontam que adolescentes que usam maconha tem 37% de chance a mais de desenvolver depressão na idade adulta e 50% de cometer o suicídio. Se não tiver políticas públicas para o combate ao uso de drogas não vamos avançar. Precisamos de prevenção mais do que qualquer outra coisa. Ou começamos a cuidar de nossos amados ou não teremos um futuro promissor. Os adolescentes de hoje serão esses adultos com depressão e por isso que o Projeto de Lei 9192/19 quer obrigar palestras sobre as drogas”, finalizou.

Entre os exemplos em Campo Grande, o parlamentar lembrou do caso do jovem que após uso de maconha e chá de cogumelo se jogou de um pontilhão.

Médico hebiatra – de crianças e adolescentes - o vereador Eduardo Cury (Solidariedade) se colocou contra a “marcha da maconha” e pontuou que de 400 componentes da maconha, apenas, um é medicinal. Ele ressaltou que o medicamento para regular pressão, o captopril, vem do veneno da jararaca, mas nunca viu a marcha para liberar as jararacas.

“Eu como médico de crianças e adolescentes, vivo de uma forma muita intensa essa questão é me coloco contra a Marcha da Maconha. Existe um medicamento muito importante na erva que é o canabidiol. Dos 400 componentes da erva, apenas, o canabidiol serve como medicamento. O captopril vem do veneno da jararaca e eu nunca vi marcha pra liberar a jararaca. Quer a liberação? Libera o canabidiol. Vamos parar de ser cínicos. É tudo mentira de quem defende. Eles querem dopar e drogas a população”, desabafou o parlamentar.

Também da área da medicina, o vereador Wilson Sami (MDB) comparou a maconha a doença de “Chagas”. “Todo projeto para acabar com essa “Chagas” é bem-vindo, mas temos que parar de tentar tapar o sol com a peneira. A única forma de combater o uso de drogas ou resgate de viciados é a criação de uma secretaria municipal de drogas. Uma secretaria que dê socorro às unidades terapêuticas, que faça um trabalho de resgate das famílias”, frisou.

O vereador também defende a prevenção desde a infância. “Essas crianças aprendem tudo e eu tenho certeza que na adolescência elas saberiam dizer “não”. Temos que trabalhar a prevenção se eles jogam vídeo game com 2 anos de idade com certeza saberão o que a droga causa”, disse.

Jeremias Flores, eleito vereador pelo Avante, também cobrou políticas políticas públicas de prevenção e pontuou que a porta para o uso de drogas é a maconha. “Essa “porta”chamada maconha só traz desgraça. Não conheço benefício a sociedade”, disse o vereador.

 

Nos siga no Google Notícias