ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

"Vamos adequar ponto por ponto", diz prefeito sobre licitação de tapa-buraco

TCE encontrou irregularidades e mandou anular concorrência

Mayara Bueno | 31/05/2017 10:26
Tapa-buraco nas ruas de Campo Grande; licitação foi suspensa. (Foto: Richelieu de Carlo/Arquivo).
Tapa-buraco nas ruas de Campo Grande; licitação foi suspensa. (Foto: Richelieu de Carlo/Arquivo).

“Vamos atender ponto por ponto”, disse o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), sobre a suspensão da licitação do município de R$ 47 milhões para tapa-buraco. Uma nova concorrência será aberta, depois que o Executivo ajustar as situações apontadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual de Mato Grosso do Sul).

"O município vai fazer o que eles (TCE) apontam e apresentar uma nova licitação”. O prefeito afirma que a alteração do edital não atrasará “em nada” a licitação e contratação das empresas.

A limitar para suspender o procedimento 004/2017 foi deferida pelo conselheiro Jerson Domingos após o IEMA (Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente), setor do próprio tribunal, apontar irregularidades no edital. O objeto da contratação de empresa de engenharia para manutenção de vias públicas, reconstituição de pavimento asfáltico e selagem de capa asfáltica cm fornecimento de materiais.

A inspetoria identificou os seguintes problemas: cláusulas restritivas à competitividade, itens que atentam contra a moralidade e a probidade, questões não resolvidas no edital, falhas no projeto básico/planilha orçamentária e risco de sobrepreço por inexistência de comprovação de estimativa de quantitativo de serviços.

De acordo com o relatório, a licitação tem redação confusa, exigência excessiva na qualificação técnica, falha na divisão física das regiões (que dificulta a prestação de serviços nas áreas limítrofes), falta de especificação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

O tapa-buraco vai atender as sete regiões urbanas da cidade: Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo. 

A licitação suspensa não se refere ao contrato atual, que é de emergência e com preço de R$ 20 milhões. Este dinheiro faz parte de convênio firmado no início do ano, entre a prefeitura e o Governo de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias