ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após cancelamento, prefeito confirma contrato emergencial de tapa-buraco

Atual convênio encerra este mês e não há prazo para nova concorrência, justifica prefeito

Mayara Bueno | 11/03/2017 10:46
Trecho da Avenida Mato Grosso com a Rua Alagoas passa por serviço de tapa buraco. (Foto: Mayara Bueno).
Trecho da Avenida Mato Grosso com a Rua Alagoas passa por serviço de tapa buraco. (Foto: Mayara Bueno).

Prestes a encerrar a vigência dos contratos com as três empresas de tapa-buraco de Campo Grande, a prefeitura vai fechar um convênio emergencial para execução do serviço. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, Marquinhos Trad (PSD), a intenção é contratar pelo menos sete empreiteiras e utilizar os R$ 20 milhões, fruto do convênio firmado com o governo de Mato Grosso do Sul.

A opção por contratar de forma emergencial é porque não há, segundo o prefeito, tempo hábil para realização de uma nova licitação. Isto porque, o atual contrato vence em março, não podendo mais ser prorrogado, e o processo para nova contratação, que iniciou na gestão passada, foi alvo de ação judicial.

Neste caso, o problema aconteceu na concorrência 010/2016, que previa R$ 51,8 milhões, divididos em sete lotes para “manutenção de vias públicas, reconstituição de pavimento asfáltico, com fornecimento de CBUQ - remendo superficial (tapa-buracos) e remendo profundo”.

Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).  (Foto: Alcides Neto/Arquivo).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Alcides Neto/Arquivo).

Uma das empresas, a RR Barros Serviços e Construções Ltda, conseguiu na Justiça anular o ato da prefeitura, que a inabilitou. A decisão também previa a opção da prefeitura em continuar ou não com a licitação, portanto, optou por suspendê-la.

Sem novo contrato e com o atual prestes a encerrar, a opção pelo emergencial é para que os trabalhos não sejam interrompidos, disse. “O contrato que vence agora não pode mais ser aditivado, muito menos renovado. O convênio emergencial ainda não está vigente, deve iniciar agora semana que vem”.

Conforme Marquinhos, a intenção é contratar sete empresas “de grande porte” para que atuem nas setes regiões de Campo Grande, cada. Ele explicou que a uma nova licitação duraria pelo menos seis meses e ressaltou que toda a documentação do processo será encaminhado para o MPE-MS (Ministério Público Estadual de MS), TCE-MS (Tribunal de Contas de MS) e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS), para que acompanhem e fiscalizem, se assim acharem necessário.

Nos siga no Google Notícias