ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 12º

Política

À espera da vacina, prefeito afasta lockdown e diz que não faltam leitos de UTI

Segundo Marquinhos, 2021 segue marcado pela covid, mas, agora, com foco na vacina

Por Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 01/01/2021 18:13


Marquinhos Trad chega à Câmara Municipal para tomar posse no segundo mandato. (Foto: Marcos Maluf)
Marquinhos Trad chega à Câmara Municipal para tomar posse no segundo mandato. (Foto: Marcos Maluf)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), que é empossado hoje (dia primeiro) para o segundo mandato, afirma que a possibilidade de lockdown em Campo Grande está afastada, que a cidade está em curva decrescente de casos de covid-19 e pode saltar da bandeira vermelha (grau alto) para amarela (risco tolerável).

“Na última semana, reduziu a ocupação de 40 leitos. O pico aconteceu nas semanas anteriores e, hoje, estamos em uma decrescente. Tanto que o Prosseguir já pensa em nos colocar na faixa amarela. Por isso, o lockdown está afastado”, afirma Marquinhos.

O Prosseguir é o Programa de Saúde e Segurança da Economia, que classifica as cidades por bandeiras, orientando sobre o nível de restrições a serem adotadas pelas prefeituras. Campo Grande estava na bandeira cinza (risco extremo) e foi reclassificada nesta semana para vermelha.

Segundo o prefeito, 2021 segue marcado pela covid, mas, agora, com foco na vacina. A administração municipal fez protocolo de compra de vacinas ao Instituto Butantan, localizado em São Paulo e que produz a coronavac.

Mas existe indefinição no âmbito federal que alguns governadores já pensam em buscar no Supremo Tribunal Federal autorização para vacinar. A coronavac foi autorizada em outros países, mas no Brasil ainda não. A demora é prejudicial aos brasileiros”.

Enquanto o imunizante não vem, o prefeito destaca que o município cumpre o seu dever de disponibilizar UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Não deixamos nenhum campo-grandense sem leito. Hoje, por exemplo, temos 308 leitos disponíveis e 277 ocupados”. A solenidade de posse acontece na Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias