ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Abono de servidor deve ser votado nesta semana e previdência entra em debate

Propostas do governo estadual chegaram hoje (12) na Assembleia, para serem votados pelos deputados

Leonardo Rocha | 12/05/2020 12:38
Na bancada da mesa diretora a procuradora Ana Carolina Ali Garcia, secretário Eduardo Riedel, deputado Paulo Corrêa e o secretário Felipe Matos (Foto: Luciana Nassar - ALMS)
Na bancada da mesa diretora a procuradora Ana Carolina Ali Garcia, secretário Eduardo Riedel, deputado Paulo Corrêa e o secretário Felipe Matos (Foto: Luciana Nassar - ALMS)

Após reunião com o governo estadual, os deputados devem votar nesta semana, o projeto que prorroga o abono salarial aos servidores, por mais um ano. O assunto já está acordado entre os líderes. A outra proposta que fixa em 14% a alíquota de contribuição (servidores) começa a entrar em debate.

Os dois projetos chegaram hoje (12), na Assembleia Legislativa. Segundo o líder do Governo, o deputado Gerson Claro (PP), a proposta do abono foi um pedido dos próprios parlamentares, por isso seguirá em regime de urgência e já deve ser votada amanhã (13), na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

“O abono já está acordado, por isso entendo que vota nesta semana”, disse Claro. Já sobre a proposta da previdência, onde todos os servidores terão que contribuir com 14% (alíquota) e o patronal 25%, o parlamentar disse que vai depender da análise dos colegas.

“Quando se trata de previdência sempre gera discussão, mas neste caso já é uma alíquota (14%) definida em nível nacional, então não vejo motivos para polêmica ou posição contrária”, disse o líder do Governo. Ele entende que o debate maior deve ocorrer depois com a “previdência complementar”, que não está na matéria que chegou ao legislativo.

A reunião nesta manhã (12), no plenário da Assembleia, teve a participação dos secretários Eduardo Riedel (Governo) e Felipe Matos (Fazenda), assim como da  procuradora Ana Carolina Ali Garcia. O presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), estava no prédio e os demais (deputados) acompanharam por videoconferência.

Na primeira reforma da previdência no Estado, aprovada em 2017, aumentou a alíquota de 11% para 14% (contribuição) apenas aos servidores (estaduais) que ganhavam acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O projeto que está na Assembleia estabelece que todos terão que contribuir com 14%.

Nos siga no Google Notícias