ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Ação que reconduziu Bernal à Prefeitura pode terminar em julho

Paulo Yafusso | 30/05/2016 17:58
Ação Popular que reconduziu Alcides Bernal do cargo de prefeito prestes a ser concluído (Foto: Marcos Ermínio)
Ação Popular que reconduziu Alcides Bernal do cargo de prefeito prestes a ser concluído (Foto: Marcos Ermínio)

A conclusão da Ação Popular que mantém o prefeito Alcides Bernal (PP) liminarmente no cargo vai agora depender do prazo de entrega de dois procedimentos em andamento no MPE (Ministério Público Estadual). É que, só depois que esses documentos passarem a integrar o processo é que as partes serão intimadas a fazerem as alegações finais. Aí elas terão 10 dias para as manifestações. Passado o prazo, o juiz David de Oliveira Gomes Filho dá a sentença, o que deverá ocorrer somente nas primeiras semanas de julho.

A 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos encaminhou nesta segunda-feira (30) ofício ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), determinando a remessa dos procedimentos investigatórios relacionados a Operação Coffee Break e o que apura a denúncia feita por Fabiano Neves, de que teria sido coagido a dar as informações contidas em seu primeiro depoimento.

O ofício é em função da decisão dada na semana passada, de deferir o pedido feito por Alcides Bernal para que seja juntado ao processo o relatório final da Coffee Break. Já o pedido para que o procedimento referente ao depoimento de Fabiano passe a fazer parte da Ação Popular foi feito pela Câmara Municipal. O encaminhamento do ofício é a última movimentação que consta na Ação Popular em tramitação na 2ª Vara, conforme consta no site do TJMS.

O relatório final da Coffee Break deverá ser encaminhado ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), já com a formalização das denúncias contra alguns dos investigados.

Já o caso de Fabiano Neves, ele era motorista do vice-prefeito afastado Gilmar Olarte (PROS), e no primeiro depoimento relatou que várias vezes levou Olarte para reuniões em que supostamente eram para traçar estratégias para a cassação do prefeito Alcides Bernal. Ele prestou novo depoimento ao Gaeco, e disse que foi coagido a dar a primeira versão, que agora ele nega.

A possibilidade da sentença sair bem mais tarde, seria difícil em função das regras impostas pelo novo CPC (Código de Processo Civil) mas, no entendimento do advogado constitucionalista André Borges, “não é impossível que se encontre alguma brecha para os advogados entrarem com algum pedido para atrasar a sentença”.

Borges ressalta, porém, que os juízes, diante da repercussão das operações como a Lava Jato, estão sendo muito “criteriosos” para evitar que os advogados usem de recursos para ganhar tempo. “Mas sempre pode ser encontrado alguma brecha, como novas diligências, um agravo”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias