ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

André comemora decisão do STF sobre hora atividade para professores

Fabiano Arruda e Italo Milhomem | 28/04/2011 10:01

Governador ingressou com ADI no Supremo sobre a questão

O governador André Puccinelli (PMDB) comemorou, nesta quinta-feira, durante entrevista em Campo Grande, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a questão da hora atividade para os professores.

“Graças a Deus o STF não aprovou o vínculo da hora aula sobre atividade”, disse Puccinelli.

Durante julgamento ontem, os ministros do Supremo encerraram o julgamento sobre ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4.167, ingressada pelos governos de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

A votação terminou empatada em 5 a 5 e, com isso, o consenso foi de que a Lei do Piso para professores é constitucional, no entanto, o Supremo não decidiu sobre a questão da carga horária, mais especificamente, ao parágrafo que destina parte da carga para que os docentes executem o planejamento de aulas (40 horas semanais e 1/3 para hora planejamento).

Com a brecha deixada pela votação dos ministros do Supremo, governos ou prefeituras poderão voltar a questionar, via recursos extraordinários, a questão da carga horária. O caso pode voltar à pauta de votações do STF.

No entanto, Puccinelli considera que não precisará cumprir a questão sobre a hora atividade para os professores.

O governador comentou que vai esperar a publicação do acórdão da votação para confirmar seu entendimento ou se vai ingressar novamente com recurso para questionar o tema.

Segundo André, com os professores fora das salas para executar o planejamento das aulas, o Estado teria que abrir concurso para contratar 2.870 novos professores, o que traria impacto de R$ 49 milhões anuais nas contas do governo.

Nos siga no Google Notícias