A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/11/2009 21:24

André promete ampliar programa Vale Universidade em 2010

Redação

O governador André Puccinelli (PMDB) prometeu esta noite ampliar as bolsas concedidas pelos programas Vale Universidade e Vale Renda em 2010.

O anúncio aconteceu durante o ato de assinatura em que o decreto que regia os programas foi transformado em Lei, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital.

Hoje, o programa atende 800 jovens com o Vale Universidade e outros 120 com o Vale Universidade Indígena.

"Vamos ver o quanto podemos, mas vamos aumentar. Para os indígenas, não será em valor percentual, mas no tamanho das populações, para que possa haver equidade", explicou.

Puccinelli lembrou que, antes de assumir o governo, em 2007, o Estado devia mais de R$ 90 milhões às universidades conveniadas. Por meio de um acordo com os reitores das instituições, o valor foi quitado em julho do ano seguinte, e a quantidade de benefícios ampliada.

"Vamos tentar ampliar para mil ou mais de mil, vamos ver o que a gente aguenta. Também queremos melhorar o translado para os estudantes indígenas, ou mesmo criar a Casa do Estudante Indígena", anunciou o governador.

Sonho - Beneficiado pelo programa, Sérgio Souto Moreno, de 53 anos, foi escolhido para contar sua experiência. Ele termina em um mês a faculdade de Direito.

"Era um sonho que eu nunca pôde realizar por falta de condições financeiras", relatou.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, também enalteceu o programa, conduzido por sua pasta, e afirmou que o próximo passo é estender os benefícios aos filhos de assentados em Mato Grosso do Sul.

"Agora, que o programa virou Lei, pode ter crise na China, nos Estados Unidos, onde for, porque ninguém vai mais passar vergonha, os estudantes não serão cobrados como no passado", cutucou.

Hoje, os estudantes arcam com 30% do valor da mensalidade. Outros 50% são financiados pelo governo, com 20% oferecidos pelas universidades.

O Vale Universidade oferece auxílio financeiro a estudantes matriculados em cursos presenciais, de licenciatura e bacharelado, em universidades conveniadas de Mato Grosso do Sul.

Já o Vale Universidade Indígena é voltado aos alunos com descendência comprovada, matriculados em curso de graduação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions