ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

André sinaliza que não tem preferência por Nelsinho ou Simone, diz Jerson

Zemil Rocha e Luciana Brazil | 12/03/2013 15:40
Jerson se encontrou hoje com o prefeito Alcides Bernal. (Foto: Marcos Ermínio)
Jerson se encontrou hoje com o prefeito Alcides Bernal. (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), acredita que o governador André Puccinelli deixou claro, com sua proposta de desmembramento da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que não há preferência entre o ex-prefeito Nelsinho Trad e a vice-governadora Simone Tebet, para representar o PMDB na disputa pelo governo do Estado em 2014.

“Os dois, tanto Nelsinho quanto a Simone, são pré-candidatos. Qualquer um dos dois pode ser candidato a governador”, afirmou Jerson Domingos. “Vai depender do desempenho de cada um, da capacidade de transformar em realidade as propostas que tem e viabilizar o próprio nome”, acrescentou.

Sinalização nesse sentido, segundo Jerson, foi dada pelo governador André Puccinelli ao avisar que, no projeto de desmembramento da Segov, a estrutura de trabalho de Nelsinho Trad e de Simone Tebet será absolutamente igual. Ambos terão cinco auxiliares, Nelsinho como secretário de Relações Interinstitucionais Municipais e Simone com a parte política da Secretaria de Governo.

Marido da vice-governadora Simone Tebet, o deputado estadual Eduardo Rocha tem a mesma opinião que a de Jerson. “Essa divisão da Secretaria de Governo significa que o governador quer dar a eles uma oportunidade igual. Os dois podem ser candidatos”, declarou o parlamentar.

Para Rocha, a tendência é que os três principais partidos do Estado, PMDB, PT e PSDB, tenham candidato próprio no ano que vem. Embora considere que há possibilidade de aliança eleitoral com o PT, como decorrência da coligação nacional em torno da presidente Dilma Roussef, o deputado acha difícil um acordo já que o PMDB também quer ter cabeça de chapa em Mato Grosso do Sul.

Sobre o candidato a governador do PMDB, Eduardo Rocha considera que é preciso agilizar o quanto antes a definição. “Acho que tem de definir logo quem vai ser, se a Simone ou o Nelsinho. Seja quem for, tem de colocar logo o bloco na rua”, defendeu. Seja qual for o escolhido, Rocha acredita que o PMDB estará bem representado. “Nelsinho tem grande experiência administrativa. A Simone também tem e é uma linda mulher”, comparou.

Irmão do ex-prefeito Nelsinho, o deputado estadual Marquinhos Trad considera que o governador, com a reforma, evidenciou que não tem preferência. . “O governador disse que os dois são filhos dele, não disse qual a sua preferência”, apontou o peemedebista. “Meu apoio é para o Nelsinho, que é meu irmão, mas nós apoiaremos o que o partido indicar. Isso está muito claro para mim e o Nelsinho”, disse.

Quanto a alianças entre partidos, Marquinhos Trad é favorável a um entendimento com o PSDB. Indagado se não estaria desgastada a relação do PMDB com o PSDB no Estado, ele respondeu: “Isso não teria problema na campanha de 2014, as pessoas escolhem pessoas e não partido. Se fosse questão de partido, Bernal não seria candidato e não teria sido eleito prefeito”.

Presidente regional do PMDB, o deputado estadual Owaldo Mochi Júnior considera que o ex-prefeito Nelsinho Trad é o candidato natural do partido á sucessão do governador André Puccinelli. Considera, porém, que Simone é grande opção tanto para o Senado quanto para o governo do Estado.

Diferentemente do que pensa Marquinhos Trad, o deputado Mochi entende que é preciso “despersonalizar” candidatura ao governo, priorizando-se a “legenda”. Mochi considera improvável uma aliança do PMDB com o PT em Mato Grosso do Sul. “Nós já temos candidato próprio. O PMDB não teria porque não ter um candidato próprio”, justificou.

Indagado se a derrota do PMDB em Campo Grande, não acabaria fortalecendo o projeto político do PT, Mochi declarou: “Vamos comparar oito anos do PT com os oito anos do PMDB no governo do Estado. Vamos avaliar se a mudança que a população queria em Campo Grande deu certo”.

Nos siga no Google Notícias