ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 26º

Política

Apesar de novo partido na jogada, Simone Tebet manterá pré-campanha até junho

Federação partidária entre MDB, PSDB e agora União Brasil segue em articulação para candidatura única

Gabriela Couto | 16/02/2022 09:05
Pré-candidatos a Presidência da República: governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e senadora Simone Tebet (MDB) de mãos juntas. (Foto: @Conjuntura Online no Twitter)
Pré-candidatos a Presidência da República: governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e senadora Simone Tebet (MDB) de mãos juntas. (Foto: @Conjuntura Online no Twitter)

Qual será o nome do caminho do meio? Na corrida eleitoral pela Presidência da República, os partidos que tentam criar uma terceira via acrescentaram mais um poderoso e rico ingrediente: União Brasil.

Ontem (16), os presidentes nacionais dos partidos PSDB, MDB e União Brasil confirmaram o início das conversas para uma federação entre eles. Mais uma vez, a senadora e pré-candidata ao Palácio da Alvorada, Simone Tebet (MDB) é colocada a prova.

Após a decisão ela não quis comentar o assunto. Procurada pela reportagem do Campo Grande News, a orientação foi falar com a assessoria de imprensa do presidente nacional emedebista, Baleia Rossi.

Oficialmente, as siglas não retiraram os nomes dos seus corredores presidenciáveis. O que afirmam é conversar para chegar a um consenso. "PSDB-Joao Doria, MDB-Simone Tebet e UB-Luciano Bivar colocam legitimamente suas alternativas. Ninguém está retirando suas escolhas e sim dando equilíbrio nas discussões que podem levar a uma construção coletiva", afirmou o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Na prática, os partidos afirmam que não muda nada. Simone Tebet continua a pré-campanha até junho deste ano. Data do prazo máximo para confirmar a candidatura. Nesse processo de maturação e convencimento do eleitorado brasileiro ela precisa crescer nas pesquisas. Mesma situação do obstinado governador de São Paulo, o tucano João Doria.

Já União Brasil trabalha para lançar um nome expressivo, ainda não filiado no partido. O presidente Luciano Bivar, continua as tratativas para convencer o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos) a entrar na sigla.

O que pesa na federação é a sintonia dos partidos nos Estados. Nas regionais é mais aceitável uma junção de MDB com União Brasil, do que MDB com PSDB. Ainda pode entrar o Cidadania nessa construção.

Em comum, todos eles querem ao menos um nome competitivo na terceira vida. Vencer a polarização entre os pré-candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva e do PL, Jair Messias Bolsonaro, requer que alguma das partes ceda.

Nos siga no Google Notícias