ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após pôlemica, deputados admitem mudar projeto que limita uso da tribuna

Parlamentares negam censura e defendem alinhamento com o sistema utilizado na Câmara Federal

Jones Mário e Leonardo Rocha | 28/05/2019 11:12
Deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) é o autor do projeto que limita uso da tribuna (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) é o autor do projeto que limita uso da tribuna (Foto: Leonardo Rocha)

Menos de uma semana depois da apresentação do projeto de resolução que prevê impedir o uso da tribuna da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) por representantes de entidades, sindicatos, organizações representativas de classes, movimentos sociais e populares, deputados estaduais já admitem mudar o texto proposto. Parlamentares repercutiram a iniciativa na sessão de hoje.

Autor do projeto que visa alterar artigo do Regimento Interno da ALMS, o deputado Lidio Lopes (Patriota) defende a proposta, mas reconhece a possibilidade de alterações.

“Nossa intenção não é não ter censura e esse projeto não tem nada a ver com a discussão do reajuste salarial. Dede o ano passado estava se pensando para regulamentar o uso da tribuna, seguindo o modelo da Câmara Federal. Lá são os deputados que falam durante as sessões”, diz.

“O uso da tribuna está muito aberto, sem controle. Muitos usavam e nem representavam entidades. Poucos deputados ficavam para ouvir. O projeto pode ter mudanças, porque vamos abrir para emendas. A intenção mesmo era fomentar o debate”, continua Lopes.

Na sessão da última quarta-feira, véspera da apresentação do projeto, a tribuna da Assembleia foi utilizada representantes dos servidores estaduais, que pediram apoio de deputados nas negociações salariais com o governo.

O deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM), coautor do projeto, acredita que “o uso da tribuna estava muito banalizado”. Segundo ele, “o que queremos é criar um modelo a partir da agora, em que o deputado vai ser escolhido pelas entidades para passar o recado”. O parlamentar ainda sugere alteração para que terceiros possam ocupar a tribuna “em casos excepcionais”.

Quem também assina coautoria da proposta é Neno Razuk (PTB). O deputado reforça a busca por um modelo como o utilizado pelos parlamentares federais. “Queremos seguir o padrão da Câmara Federal. O deputado que vai falar será orientado e vai defender a entidade, por isso não há censura, não deixaremos de dar voz”.

Atualmente, o regimento da ALMS permite que terceiros usem a palavra, desde que encaminhem requerimento e documentos à Mesa Diretora com antecedência mínima de 48 horas. A ocupação da tribuna é condicionada à aprovação dos parlamentares, que deliberam sobre o interesse público do assunto.

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) é contra a mudança no Regimento Interno da ALMS. “Aqui é a casa do povo, então temos que deixar as pessoas falarem, dar voz para profissionais, entidades, sindicatos. Temos que organizar melhor a participação, porém eles precisam continuar falando”, crê.

O também emedebista Renato Câmara defende que “a tribuna continue aberta, até para fomentar o debate na Assembleia. Se impedirmos, estaremos cerceando essa liberdade. Nessas declarações é que podemos participar das discussões, questionar o que está sendo dito”.

Se aprovada a mudança, a tribuna só deverá ser ocupada por deputados, que poderão fazer o uso da palavra representando ou em defesa de determinada entidade após a Ordem do dia, por no máximo 15 minutos.

A justificativa da proposta discorre sobre “reordernar os trabalhos do Poder Legislativo” e afirma que o “projeto é benéfico”. Ainda segundo o texto, a mudança “está em simetria com a Câmara Federal”.

Recuo – Os deputados estaduais Renan Contar (PSL) e João Henrique (PR) tiraram seus nomes da coautoria do projeto de resolução. Até ontem, a dupla constava no sistema de projetos e proposições da ALMS como coautores.

Contar e João Henrique se juntam a Cabo Almi (PT), Felipe Orro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB) como únicos deputados que não assinam o texto.

Nos siga no Google Notícias