ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após punir partidos em MS, TRE exige advogado nas prestações de contas

Josemil Arruda | 17/04/2014 17:51
Decisão do TRE vale tanto para contas anuais dos partidos quanto da campanha eleitoral (Foto: arquivo)
Decisão do TRE vale tanto para contas anuais dos partidos quanto da campanha eleitoral (Foto: arquivo)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baixou resolução, a ser publicada na próxima terça-feira (22), que passa a exigir dos partidos políticos em Mato Grosso do Sul representação por advogado para apresentar prestação de contas anual e de campanha eleitoral. A Resolução nº 509 é assinada pelo presidente do TRE, desembargador Atapoã Feliz, e pelo corregedor, desembargador Josué de Oliveira, e foi tomada em razão de várias condenações de partidos no Estado, inclusive com suspensão do fundo partidário.

Na justificativa para a nova exigência, o TER alega a necessidade de conferir agilidade na autuação, análise e julgamento dos processos referentes às prestações de contas partidárias anuais e nos de campanha eleitoral dos partidos, comitês financeiros e de candidatos, de modo a assegurar sua apreciação célere. Também argumenta que a natureza jurisdicional da prestação de contas impõe representação processual do prestador por advogado legalmente habilitado como garantia de efetivo exercício do direito de defesa.

O art. 2.º da resolução prevê que se for constatada a “incapacidade processual ou a irregularidade da representação, o prestador das contas será intimado para sanar o defeito, no prazo de setenta e duas horas”.

Tratando-se de prestação de contas de campanha eleitoral, a intimação para sanar o defeito deverá ser feita por meio de fac-símile, antes da diplomação; ou pessoalmente, após a diplomação. No caso de prestação de contas anual, a intimação para sanar o defeito será pessoal.

“Não cumprida a determinação de regularização da representação processual, reputar-se-á inexistente a prestação de contas, devendo ser julgada como não prestada”, diz o TRE na resolução.

Nos siga no Google Notícias