ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Assembleia aprova nove projetos, três deles do renunciante Tita

Zemil Rocha | 23/04/2013 14:18
Deputado estaduais discutindo um dos projetos submetidos hoje à votação (Foto: Giuliano Lopes)
Deputado estaduais discutindo um dos projetos submetidos hoje à votação (Foto: Giuliano Lopes)

Durante a sessão desta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou nove projetos, três deles de autoria do deputado estadual Diogo Tita (PPS), que está se despedindo da Casa para assumir a Prefeitura de Paranaíba. Tita deve renunciar amanhã ao cargo de deputado estadual.

Entre os projetos de Tita, aprovados hoje, o mais relevante é o 027/13, que obriga as empresas contratadas pelo Estado, bem como a Administração Indireta, Ministério Público e Tribunal de Contas a destinar pelo menos 5% das vagas de trabalho para a execução de obras e serviços a presos e egressos.

Também de autoria do deputado do PPS, a Assembleia aprovou ainda o projeto 041/2013, que proíbe o ingresso de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, com o intuito de evitar a ação de criminosos.

O projeto de lei 020/13, de Tita, obteve igualmente aprovação dos parlamentares, desta feita em segundo turno. A matéria dispõe sobre a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS de qualquer empresa que faça uso direto ou indireto de trabalho escravo ou em condições análogas à escravidão.

Esse projeto segue agora para sanção ou veto do governador André Puccinelli, assim como o de número PLs 006/2013, de Maurício Picarelli, que institui o Programa de Assistência Psicofisio laboral aos Professores da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é promover e manter a saúde psicológica e física dos docentes, oferecendo tratamento regular psicológico para propiciar o bem estar emocional, além do acompanhamento da saúde física por meio de avaliações ortopédicas e de fisioterapeutas.

Em primeiro turno de votação, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 044/2013, do deputado Felipe Orro (PDT), que obriga a instalação de placas informativas em bares, boates e casas noturnas informando a lotação máxima, número de saídas existentes e data de vistoria do Corpo de Bombeiros, entre outros dados.

O plenário da Assembleia também deu aval ao projeto de lei 048/13, de autoria de Oswaldo Mochi Junior (PMDB), que altera dispositivos da Lei 3.751, de 2 de outubro de 2009, a qual criou o prêmio “Prefeito Amigo do Idoso”. A medida torna a escolha dos homenageados prerrogativa exclusiva do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Foi igualmente aprovada na sessão de hoje o projeto 042/13, de autoria do 1º Secretário da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Carlos Arroyo (PR), que prevê a presença de cirurgiões dentistas na equipe de multiprofissionais nos hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul.

Já o Projeto de Resolução 013/13 pretende acabar com um conflito jurídico entre dois artigos do Regimento Interno. A proposta foi apresentada pelo deputado Amarildo Cruz, vice-líder do PT na Assembleia Legislativa, e leva também as assinaturas dos deputados Felipe Orro (PDT), Laerte Tetila (PT), Lauro Davi (PSB) Maurício Picarelli, Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Dione Hashioka (PSDB).

Os deputado aprovaram, por fim, a indicação de Ayrton Rodrigues para recondução ao cargo de Diretor de Normatização e Fiscalização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), prevista no Decreto Legislativo 006/13, do Poder Executivo.

Nos siga no Google Notícias