ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Assembleia aprova projeto que permite incineração de lixo hospitalar

Leonardo Rocha | 10/09/2015 13:06
Deputados aprovaram quatro projetos, entre eles o que regulamenta a incineração de lixo hospitalar (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram quatro projetos, entre eles o que regulamenta a incineração de lixo hospitalar (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovam, em duas votações, o projeto do deputado Paulo Corrêa (PR) que permite a incineração de lixos hospitalares, industrias e comerciais, mas seguindo critérios específicos, com a regulamentação da matéria, por meio de locais adequados que realizam o serviço. Agora a proposta segue para sanção do governo do Estado.

A alteração feita na lei 3.367, de 10 de abril de 2007, relacionado apenas a classe 1, tem a intenção de tornar mais adequado o tratamento para estes resíduos sólidos. O autor justifica que a incineração é o melhor tratamento para este fim, tendo como vantagens a redução drástica do volume a ser descartado, deixa os produtos em cinzas, além de diminuir a necessidade de espaço para aterro.

Ele ainda cita a redução do impacto ambiental, pois minimiza a preocupação em longo prazo com a monitorização do lençol freático, já que com a mudança o resíduo tóxico é destruído e não “guardado”.

Outros – Também em duas votações foi aprovado o projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que eleva as comarcas de Corumbá e Três Lagoas a categoria de Entrância Especial. A pedido do deputado Eduardo Rocha (PMDB) a matéria foi apreciada em sessão extraordinária, sendo agora encaminhada para sua sanção.

O deputado explicou que com a mudanças os dois municípios elevam mais os serviços na sua comarca, tendo mais juízes e assessores a disposição e permitindo ainda que o magistrado possa seguir carreira na cidade, não sendo necessário quando promovido ir para outro local. “Fizemos três ou quatro reuniões com o Tribunal e fomos atendidos, com o apoio dos vereadores e prefeitos”, disse Eduardo.

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) também participou desta articulação buscando a mudança em Corumbá, tanto que já tinha feito uma indicação pedindo esta alteração. Antes existia a categoria de Entrância Especial apenas em Campo Grande e Dourados.

Ainda foi aprovado em primeira votação os projetos de Cabo Almi (PT), que dispõe sobre a Política Educacional de Resistência às Drogas, que segundo o autor, vai desenvolver atividades de ensino voltadas à disseminação de noções de cidadania, à prevenção ao uso de drogas.

Assim como de Renato Câmara (PMDB) que torna obrigatório a realização de testes vocacionais aos alunos matriculados no 3º ano do ensino médio da rede pública estadual.

Nos siga no Google Notícias