A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

14/04/2010 22:42

Assembleia Legislativa do PR aprova criação da Ferrosul

Redação

Depois de ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ontem, o projeto de lei (127/10) que autoriza o governo do Paraná a criar a Ferrosul (Ferrovia da Integração do Sul S/A), a partir da Ferroeste, também recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira.

A Ferrosul irá garantir uma maior integração entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul por um sistema ferroviário.

O projeto de lei que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, passando a ter a participação dos estados que integram o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A medida também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste assegurando a participação dos demais estados na gestão da nova empresa.

A decisão de criar a Ferrosul foi tomada pelos governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande, com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos.

A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação desses estados.

Conforme a carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul, a expansão dos trilhos, em bitola mista

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions