ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Política

Atento ao calendário eleitoral, Governo acelera emendas parlamentares

Por ser ano de eleição, prazo para liberar recursos para investimentos em municípios encerra-se em julho

Por Maristela Brunetto | 26/03/2024 11:29
Rocha, Mattogrosso e Viégas definiram esta manhã dinâmica para liberar emendas parlamentares (Foto: Max Arante)
Rocha, Mattogrosso e Viégas definiram esta manhã dinâmica para liberar emendas parlamentares (Foto: Max Arante)

 O Governo do Estado acelerou os trâmites para liberar valores referentes a emendas parlamentares diante do calendário especial para este ano, de eleições municipais. Conforme divulgou esta manhã, a Secretaria da Casa Civil está avaliando a documentação de entidades para liberar recursos destinados pelos deputados estaduais para seus redutos.

Os parlamentares apresentaram emendas que somam R$ 72 milhões e que devem ser liberados até 6 de julho, por conta das eleições municipais. “Este ano é diferente de 2023 pois temos a questão da legislação eleitoral. O governador Eduardo Riedel frisou que os pagamentos devem ser feitos no prazo legal, para que os municípios e instituições beneficiadas não tenham que esperar a finalização do pleito eleitoral”, explicou o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.

Ele tratou do tema esta manhã com o adjunto, João César Mattogrosso, e o superintendente das emendas, Édio Viegas. O valor previsto é 50% maior do que o repassado no orçamento do ano passado. Foi fixado que pelo menos metade dos recursos deveria ficar com a área da saúde, que recebeu 496 das 890 indicações feitas pelos deputados. Isso significa 62,3% dos recursos, com R$ 43 milhões.

Na sequência estão emendas para a área social (168) e educação (163). O governo informou que o sistema de controle das emendas parlamentares passou a ser automatizado, o que agiliza o processamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias