ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Audiência pública debate planos de saúde

Débora Diniz, de Brasília | 10/05/2011 12:19

Os problemas do setor de planos de saúde serão debatidos hoje em audiência pública na Câmara. De acordo com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), relator da subcomissão criada para discutir a saúde sumplementar, o principal item da pauta será a questão dos honorários médicos.

A expectativa em torno do tema aumentou ontem, com a decisão do Ministério da Justiça de proibir médicos de usarem a chamada Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), tabela de valores para a cobrança de consultas, exames e outros procedimentos.

Para a Secretaria de Direito Econômico (SDE), vinculada ao Ministério, a utilização da tabela fere o princípio da ampla concorrência e tem comprometido o direito do consumidor.

A medida foi motivada pelas recentes paralisações e descredenciamentos organizados por entidades médicas, na tentativa de reajustar os valores pagos pelos planos de saúde.

“O assunto é de repercussão nacional e mexe com toda a classe médica. Em Mato Grosso do Sul, atinge, por exemplo, todos os participantes das Unimeds e da Rede Unidas”, observa Mandetta.

O debate na Câmara foi proposto por 11 deputados e deverá tratar dos outros temas, como a queda no valor do ressarcimento dos planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento dos seus clientes na rede pública; o desgaste da relação de trabalho entre os médicos e os planos de saúde e a própria atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na fiscalização das operadoras.

Participação Aberta - A audiência será realizada às 14h30. Em uma parceria das comissões com a Agência Câmara, os internautas podem enviar perguntas aos convidados pelo e-mail pergunte@camara.gov.br. Os questionamentos serão feitos por intermédio dos deputados que participarão do debate e já podem ser enviados.

São esperados no debate o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz do Amaral; o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin; a supervisora Institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Polyanna Carlos da Silva; o diretor da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), José Cechin; e o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Econômica do Ministério da Justiça, Diogo Thomson de Andrade.

Nos siga no Google Notícias