ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Azambuja pede núcleo de inteligência na fronteira de MS ao governo federal

Governador reiterou pedido de reforço na segurança

Jones Mário | 27/01/2020 11:49
Governador discursou durante entrega de viaturas no Palácio Tiradentes (Foto: Jones Mário)
Governador discursou durante entrega de viaturas no Palácio Tiradentes (Foto: Jones Mário)

Em meio à fuga em massa do presídio de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e recorde na apreensão de drogas e armas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apelou ao governo federal a criação de um núcleo de inteligência da fronteira em Mato Grosso do Sul.

“O Estado faz sua parte, nossas forças de segurança são as que mais apreendem drogas. O que nós estamos pedindo ao governo federal? Primeiro, núcleo de inteligência de fronteira. Tem que ser instalado no Mato Grosso do Sul para organizar a inteligência integrada na fronteira”, pediu o tucano, durante entrega de viaturas à Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio Tiradentes.

“Qualquer país do mundo cuida das suas fronteiras. No Brasil, muitas vezes as forças federais estão distantes. Governo federal tem que fazer sua parte. Precisa estar presente, com mais policiais federais, policiais rodoviários federais, mais presença da Força Nacional na faixa de fronteira”, continuou.

Susp - Ainda durante a entrega das viaturas, o governador celebrou a sinalização de que mais R$ 13,5 milhões em recursos do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) para Mato Grosso do Sul serão destravados no início de fevereiro.

O desbloqueio foi objeto de decisão favorável do STF (Supremo Tribunal Federal) em ação judicial impetrada por conjunto de estados.

Segundo o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, o descontingenciamento foi pedido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após reunião do colegiado de secretários de segurança, na semana passada, em Brasília.

Os recursos devem ser depositados até o próximo dia 1º de fevereiro.

Atenção psicossocial - Aliada aos R$ 28 milhões em emendas de bancada para a segurança pública, a verba deve ser usada para compra de equipamentos e estruturação da rede de atenção psicossocial às forças estaduais.

“Precisamos de uma estrutura forte de apoio aos policiais, para toda a força policial. Sabemos dos problemas que eles enfrentam”, comentou Reinaldo Azambuja.

Nos siga no Google Notícias