ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bancada de MS está inscrita para se pronunciar no julgamento final de Dilma

Waldemar Gonçalves | 30/08/2016 10:20
Moka durante a sessão de julgamento de Dilma (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)
Moka durante a sessão de julgamento de Dilma (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)
Janaína Paschoal em pronunciamento nesta terça-feira. (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)
Janaína Paschoal em pronunciamento nesta terça-feira. (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

Os três senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB), Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSC), estão inscritos para se pronunciarem na sessão final de julgamento do processo de impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff (PT). A análise do caso foi retomada na manhã desta terça-feira (30) e a previsão é de que os trabalhos invadam a madrugada do dia seguinte.

Ao todo, dos 81 senadores, 61 estão inscritos para se pronunciar no Senado, cada um com direito a 10 minutos. Entre os sul-mato-grossenses, Simone é a 48ª, Moka o 49º e Chaves o 51º.
Há possibilidade de mudanças na relação, incluindo eventuais acordos para retirada de inscrição ou redução do tempo de fala, visando acelerar o processo. Algo possível, mas não provável, como analisa Moka em entrevista à TV Senado publicada nesta manhã.

“Como hoje é o último dia, a maioria dos senadores que até hoje não se posicionaram, vão fazer questão de se posicionar”, analisa o peemedebista. No caso dele, conforme o próprio comentou no espaço destinado a perguntas a Dilma, na segunda-feira (29), será a quinta vez que votará o tema: pela admissibilidade, pela pronúncia, depois duas na comissão especial do Senado, da qual foi membro, e a votação final, prevista para encerrar a sessão que está em andamento.

Até o fechamento deste texto, quem falava na sessão de julgamento era a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras da denúncia contra Dilma. Depois, haverá tempo para réplica e tréplica do pronunciamento e, então, começaram as falas dos senadores até a votação.

Os 81 senadores atuam como juízes na análise do caso, em sessão comandada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski. Se 54 parlamentares votarem pelo impeachment, Dilma perderá definitivamente o mandato.

Nos siga no Google Notícias