ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Barrada na Justiça, vereador tenta de novo emplacar escola sem partido

Projeto de lei foi apresentado na Câmara de Campo Grande e, segundo seu autor, visa promover o debate nas escolas

Richelieu de Carlo | 10/06/2017 09:24
Projeto quer neutralidade política, ideológica e religiosa nas salas de aula. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Projeto quer neutralidade política, ideológica e religiosa nas salas de aula. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Mesmo travada no STF (Supremo Tribunal Federal) e considerada inconstitucional pela AGU (Advocacia-Geral da União), o vereador Vinicius Siqueira (DEM) apresentou projeto de lei que visa implantar o “Programa Escola sem Partido” em Campo Grande.

A proposta prevê neutralidade política, ideológica e religiosa nas escolas municipais, proibindo professores de "promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências" sobre estas questões.

Além disso, conforme o texto apresentado, o Poder Público fica proibido de promover nas escolas, atividades de orientação sexual dos alunos, principalmente no que se refere a conteúdos relacionados a ideologia de gêneros.

Projeto semelhante já tramitou na Câmara Municipal de Campo Grande em 2016. Chamado de “Lei da Mordaça”, a proposição do ex-vereador e atualmente deputado estadual Paulo Siufi (PMDB) chegou a ser aprovada, mas foi vetada pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP), após muita polêmica.

A proposta faz parte do movimento “Escola sem Partido”, que diz representar pais e estudantes contrários ao que chamam de “doutrinação ideológica” nas salas de aula brasileiras e existe a vários anos, sendo apresentada câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional.

A ideia já virou lei em Alagoas e em outros municípios brasileiros, mas, no caso alagoano, o documento foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) e considerado inconstitucional pela AGU (Advocacia-Geral da União), pois legisla sobre uma área de competência da União, e porque infringe o artigo 206 da Constituição, que garante a pluralidade de ideias no ambiente de ensino.

No STF, o programa foi suspenso após decisão liminar emitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que considerou inconstitucional a lei alagoana, pois é atribuição da União legislar sobre diretrizes e bases da educação. A decisão ainda precisa ser confirmada no plenário do Supremo para ser definitiva.

Vereador Vinicius Siqueira (DEM) discursa durante sessão da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)
Vereador Vinicius Siqueira (DEM) discursa durante sessão da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

“Eu tive essa iniciativa para provocar reação contrária à chamada Lei da Mordaça. Meu objetivo é gerar e promover um debate nas escolas, e propor regras claras de como esses assuntos devem ser tratados em sala de aula”, explica Vinicius Siqueira, autor do projeto de lei 8.519/17 que começou a tramitar no dia 1º de junho no Legislativo da Capital.

O vereador afirma que pegou o texto do movimento “Escola sem Partido” e adicionou uma segunda parte que, de acordo com ele, evita que a sua proposição seja considerada inconstitucional.

Polêmica na educação A proposta começa a tramitar em meio à polêmica envolvendo a “Lei Harfouche”, que prevê medidas em casos de indisciplina e vandalismo nas escolas de Campo Grande, determinada por lei municipal, e está sendo discutida na Assembleia Legislativa para ser ampliada no âmbito estadual.

Na Assembleia, as medidas tem o mesmo texto que o municipal, prevendo revista do material escolar em caso de suspeita, reparação de danos e medidas com fins educativos, entre outros. A matéria gerou bastante confusão entre defensores e contrários na ocasião da votação em segunda discussão, há duas semanas.

Agora, a proposta voltou à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para análise de uma emenda que retira “Lei Harfouche”, nome em referência ao procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, quem sugeriu a proposta e é o principal defensor dela.

Nos siga no Google Notícias